Tempo - Tutiempo.net

Hoje às 21 um asteroide do tamanho de um ônibus passa ‘perto’ da Terra

Asteroide não ameaça a Terra

Um  asteroide do tamanho de um ônibus deve passar pelo extremo sul da América do Sul por volta das 21h da noite desta quinta-feira (26).

A previsão é de que a rocha espacial fique a 3.600 km de distância da Terra , o que pode ser considerado bem próximo do nosso planeta.

O asteroide só foi captado no final da semana passada, pelo astrônomo amador Gennadiy Borisov, que opera em Nauchnyi, na Crimeia — península ucraniana tomada pela Rússia em 2014.

Após a descoberta, observações subsequentes de astrônomos mostram confiança ao apontar que o meteoro não irá atingir o planeta, apesar de entrar no arco ocupado pelos satélites de telecomunicações mundiais, que ficam a 36 mil km acima da superfície terrestre.

A rocha deve atingir sua altitude mais baixa por volta das 21h27 desta quinta-feira.

Especialistas afirmam que mesmo que o meteoro 2023 BU, como foi chamado, estivesse em rota de colisão direta com a Terra, ainda assim, não causaria danos tão grandes.

Com um tamanho estimado de 3,5m a 8,5m de diâmetro, a rocha provavelmente se desintegraria no alto da atmosfera. No entanto, produziria uma bola de fogo visível.

Segundo cientistas agência espacial americana (NASA), a órbita do 2023 BU ao redor do Sol será modificada por sua passagem pela Terra. A gravidade do planeta Terra vai atrair e ajustar a sua trajetória pelo espaço.

“Antes de encontrar a Terra, a órbita do asteroide ao redor do Sol era praticamente circular, o que corresponde aproximadamente à órbita da Terra, levando 359 dias para completar sua órbita ao redor do Sol”, informou a agência em comunicado.

“Após o encontro, a órbita do asteroide será mais alongada, movendo-se para mais ou menos o meio do caminho entre as órbitas da Terra e de Marte em seu ponto mais distante do Sol. O asteroide vai completar então uma órbita a cada 425 dias.”

Nos últimos anos, há um grande esforço em andamento para que asteroides de maiores proporções sejam encontrados para que não causem danos caso cheguem atingir a terra

OUTRAS NOTÍCIAS