Tempo - Tutiempo.net

Internet 5G chega nesta quarta-feira a Brasília, 1ª cidade a receber tecnologia para Feira de Santana não existe definição

Brasília primeira capitaL a receber sinal 5G

O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, afirmou à CNN Brasil que o sinal de internet móvel 5G será implementado em Brasília nesta quarta-feira (6).

Brasília é a primeira cidade do país a receber a tecnologia “full 5G”, que é a experiência completa desse sinal.

As próximas serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. A expectativa é que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro.

Só após as capitais receberem o sinal serão de4finiodas outras cidades. Ainda não existe qualquer definição para o município de Feira de Santana.  Qualquer informação sobre as cidades que receberão o sinal, é mera especulação.

Hoje, no Brasil, o 5G compartilha essa faixa de transmissão com o 4G, isso faz com que o 5G não seja pleno. A partir de quarta isso vai mudar, com uma faixa de transmissão totalmente dedicada a essa tecnologia.

Na tarde de segunda-feira (4), o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) – grupo coordenado por Moisés Moreira e criado para cuidar da implementação do 5G no Brasil – realizou uma reunião extraordinária para discutir e formalizar a liberação do sinal.

Ao menos 7 cidades brasileiras têm antenas para opção mais rápida do 5G.

Hoje, em algumas cidades do Brasil, utiliza-se o padrão Compartilhamento Dinâmico de Espectro (DSS, da sigla em inglês), que apesar de oferecer uma melhor qualidade, usa a frequência já existente do 4G, que é o que acontece na maioria dos países, de acordo com a Ookla, empresa responsável por analisar as métricas de desempenho de acesso à internet no mundo.

Os países que contam com a tecnologia mais avançada, chamada de 5G “standalone” (SA), “autosuficiente” ou 5G “puro”, são poucos.

Esta é a tecnologia que estará disponível em Brasília a partir desta quarta-feira.

Atualmente, o país líder de velocidade 5G é a Coreia do Sul, que tem média de download de 406 megabits por segundo. A média do 4G é de 17,1 megabits por segundo.

Segundo a Opensignal, empresa também responsável por analisar conexões de internet, a maioria das redes 5G SA (5G puro) estão na China.

Emanuelle Leones

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS