Tempo - Tutiempo.net

Jaqueline Góes, cientista que mapeou o genoma do coronavírus participa de palestra no IFBA

A cientista Jaqueline Goes
A c

Em comemoração ao mês das mulheres, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) convidou a cientista baiana Jaqueline Goes de Jesus para uma palestra, realizada nesta sexta-feira (24), no campus Salvador.

A palestrante é egressa da instituição de ensino federal – quando esta ainda se chamava Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA) – e se tornou conhecida mundialmente por atuar no mapeamento do genoma do coronavírus.

Intitulado como “O Lugar das Mulheres no Mundo das Ciências’, o evento integra a ação da Reitoria “Pensando sobre nós: Mulheres, direitos, cidadania e empoderamento.

Um mês inteiro dedicado à nós!”, que busca refletir a atuação das mulheres nos diferentes ramos da ciência, em face do enfrentamento às estruturas machistas, patriarcais e misóginas presentes nas instituições de pesquisa e de ensino no Brasil e no mundo.

O encontro desta sexta-feira buscou ainda destacar a importância de ações que estimulem o ingresso de mulheres jovens e adultas no mundo das ciências, reconhecendo a trajetória e o trabalho produzido por pesquisadoras em Instituições e Centros de Pesquisas.

O número de pesquisadoras ainda é quantitativamente inferior ao de homens no Brasil. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), apenas 30% dos cientistas são mulheres, e essa representatividade é ainda menor quando se trata de lideranças em grupos ou linhas de pesquisa

Com informações do IFBA

OUTRAS NOTÍCIAS