Tempo - Tutiempo.net

Marcha inicial sobre o pensamento Maçônico de Rizzardo Da Camino/por Carlos Lima

Autor Maçônico Rizzardo Da Camino

É importante reconhecer que em todas as sociedades, inclusive as religiosas, existem discordâncias em todas suas áreas, na maioria das vezes elas se propagam externamente e são comparadas, não raras vezes, com o pior que existe da saga humana.

A Maçonaria não foge dessa regra, muito embora grande parte dos seus obreiros não reconheçam. Sua tradição é o que blinda seu comportamento, em grande parte, adverso ao que prega.

Em nosso país (Brasil), existe uma enraizada e inquestionável minoria poderosa financeiramente, que estabelece domínio nas instituições pela prática corrupta da política social e econômica, instituindo estratégias de domínio e apropriação estrutural, além da definições e do capital. A Maçonaria também não é imune a essas ações.

Sendo a Maçonaria uma sociedade discreta, onde homens livres e de bons costumes, se reconhecem como irmãos por cultuarem Liberdade, Fraternidade e Igualdade, mantendo como princípios Tolerância, Honestidade, Filantropia e  Justiça. Também é um espelho da sociedade global, dessa forma, acumula entre seus dirigentes (obreiros) todas as características comportamental do ser humano.

Já a algum tempo, tenho feito a leitura das obras do escritor Maçônico Rizzardo Da Camino, membro da Academia Brasileira de Letras Maçônicas, entre suas obras tive a oportunidade de me envolver com os seguintes livros:

O Delta Luminoso, Os Graus Inefáveis, Lendas Maçônicas, Maçonaria Mística, A Origem de tudo e O Aprendizado Maçônico, é justamente sobre esse livro, O Aprendizado Maçônico, que vamos conhecer uma pequena parte do pensamento desse Maçom.

Selecionei algumas posições que considero conflitantes e desejo que os irmãos possam externar seus entendimentos, entre colunas, para que possamos, todos nós, criar condições e razões para melhor trabalharmos as asperezas que por ventura ainda existem e resistem em nossa Pedra Bruta.

Vamos ao pensamento de Rizzardo Da Camino.

Ele externa:

Em 1993, publicamente “afirmou que na busca idealista do aperfeiçoamento do ser humano, as Lojas Maçônicas não conseguiam reter os seus filiados, e que timidamente estavam, e continuam, indo em busca de novos membros para renovar seus quadros”.

Diz também que “a fuga de si para ações ecológicas é como uma fuga dos próprios fracassos, voltam-se para proteger a Natureza que inclui o verde e as espécies animais, e exclui o homem”.

“Não se dão conta que o homem é o principal bem da Natureza e que perdido como está, abandonado em situações mais críticas, coloca a Natureza numa fronteira muito perigosa.”

“De nada adianta termos um paraíso deserto, habitado exclusivamente pelos que fazem parte do reino animal.”

“E o Homem, onde fica?”

“Não nos referimos tão somente aos seres humanos, que não têm o que comer, vestir ou onde morar.”

“A preocupação da Maçonaria não é exclusivamente aperfeiçoar o social.”

“Mas sim, zelar os valores espirituais; aperfeiçoar os sobreviventes; unir os que participam da Fraternidade Universal; manter carinhosamente os seus iniciados.”

“Nada mais é, do que equilibrar o trabalho da Natureza, diminuindo as espécies que se reproduzem em demasia e aumentando aquelas que resultaram frágeis devido à depredação; entre os depredadores, o homem.”

“Com o ser humano a situação apresenta-se inversa; é preocupante a explosão demográfica.”

“Esse fato preocupa e muito.”

“Essa explosão demográfica nos apresenta ilusórios seres humanos; crianças que nascem e têm poucos momentos de vida; outras são escassamente alimentadas; outras transformam-se em adultos sem perspectivas de uma sobrevivência normal; seres poucos inteligentes; fracos, e vivendo miseravelmente aspirando exclusivamente os prazeres da carne para procriar”

“A seleção se pudéssemos realiza-la, resultaria em números alarmantes; os vitoriosos são poucos e assim mesmo, essa elite privilegiada entrega-se aos excessos de toda natureza, compreendido os egoístas, porque tudo é válido para manter entre eles o status.”

“A Maçonaria deve zelar com empenho para que seus filiados se mantenham no mesmo nível da época em que foram ADMITIDOS na Arte Real, ou seja, limpos e puros.”

“Portanto uma das preocupações primordiais da Maçonaria é de preservar os iniciados, beneficiando-os com o convívio dos mais sedimentares para adquirirem conhecimento visando uma progressão não só filosófica, mas muito mais espiritual.”

‘Não é isso!’

‘No entanto, o culto ao amor fraternal diz respeito, exclusivamente, aos que foram iniciados.”

“é finalidade da Maçonaria melhorar a espécie humana, seja em que sentido for.”

“objetivo se nos parecerá egoístico; porém, trata-se de uma instituição privativa; tudo o que for feito e realizado, diz respeito ao Maçom e não à humanidade.”

“Anteriormente a Maçonaria dedicava-se à ação social com a denominação de Maçonaria Operativa.”

“Quando a Maçonaria, passou a ser Especulativa, não havia interesse em trabalhar para o social, mas sim, visar o trabalho especulativo, ou seja mental e espiritual.”

“E assim surgiu um trabalho “sui generes”, paramaçônico, o principal deles é definido como DE MOLAY. Cujo desejo principal é formar futuros Maçons.”

“Portando, é um objetivo estritamente Maçônico e não social.”

Será verdade?

(1918 – 2007)

Rizzardo Vittorio Guecello Abramo Da Camino, nasceu na cidade de Garibaldi/RS na data de 05 de fevereiro de 1918 e faleceu em 14 de dezembro de 2007 em Porto Alegre/RS, aos 89 anos

Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS