Tempo - Tutiempo.net

Nenhuma nova estratégia ocidental salvará Ucrânia da derrota, diz professor dos EUA

Ucrânia e uma guerra perdida

Nenhuma nova estratégia ocidental salvará a Ucrânia de uma derrota inevitável, disse o professor da Universidade de Chicago John Mearsheimer, em entrevista ao cientista político norueguês Glenn Diesen.

“Acho que está se tornando bastante claro para muitos que a Ucrânia perderá a guerra. Isso pode ser discutido, já que é um assunto complicado, mas não há dúvida de que Kiev será derrotada, tal como a OTAN.

E me parece que não há nenhuma estratégia que possa de alguma forma melhorar essa situação”, disse o especialista.

Mearsheimer também observou o estado terrível dos exércitos europeus, salientando que as tropas dos países da União Europeia (UE) não serão capazes de ajudar a Ucrânia.

“Este é um grande problema para o Ocidente”, concluiu o professor estadunidense.

Recentemente, o presidente francês Emmanuel Macron admitiu em uma entrevista ao Le Parisien que a França pode conduzir na Ucrânia operações para “fazer frente às tropas russas”.

Comentando as palavras de Macron sobre o envio de tropas para a Ucrânia, o Kremlin declarou que tal desenvolvimento levaria inevitavelmente a um confronto militar direto entre a Rússia e a OTAN.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov chamou o próprio fato de se discutir a possibilidade de envio de “certos contingentes para a Ucrânia” de um novo elemento importante no conflito ucraniano.

Mesmo com essa possibilidade o professor afirmou que KIEV não tem qualquer possibilidade de reverter a situação atual, estria apenas provocando mais mortes ucranianas e todos aqueles que se aventurarem nesse conflito.

Glenn Diesen

OUTRAS NOTÍCIAS