Tempo - Tutiempo.net

O apoio político de José Ronaldo já está praticamente definido/por Carlos Lima

Alternância política de poder em Feira de Santana continua ameaçada

Justiniano França, e Colbert Martins Filho

O vereador licenciado e Secretário de Serviços Públicos, Justiniano França (DEM), comemorou seu aniversário no domingo (5), com um café da manhã nas dependências do Restaurante Kilogrill.

Justiniano recebeu várias autoridades políticas e empresariais. Dentre elas o destaque maior foi para o ex-prefeito e líder político de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM); o atual prefeito Colbert Martins (MDB) e do deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Targino Machado (DEM).

O encontro também serviu para deixar claro que não existe, no momento, nenhuma possibilidade de Colbert e Targino Machado fazerem parte do mesmo palanque eleitoral.

Ambos ficaram equidistantes e não houve cumprimento social, nem esboço político para tal.

Acredito que em respeito à presença do líder maior, José Ronaldo, apenas um rápido tocar de mãos ao chocarem-se, involuntariamente, pela movimentação das pessoas, e nada mais.

Pela exalação política do evento, a leitura mais evidente é de que José Ronaldo deve anunciar o seu apoio ao prefeito Colbert Martins (MDB) e para manter o seu partido na alça do poder, Justiniano França (DEM), será o, provável, indicado a Vice na chapa majoritária.

Não se sabe qual será a reação do deputado Targino Machado que tem seu nome bem situado como candidato a prefeito, e faz parte do mesmo partido do ex-prefeito José Ronaldo.

Com essa possibilidade Ronaldo tenta fugir da determinação partidária de indicar o candidato a prefeito, e dá um prêmio de consolação, colocando-o à margem do poder com a indicação do Vice.

A pergunta que atormenta essa eleição em Feira de Santana é se o grupo sofrerá dissidência, com formação da chapa majoritária, Colbert e Justiniano?

O perfeito atual sendo reeleito terá um mandato próprio. Mesmo considerando-se José Ronaldo como o provável definidor dessa eleição.

No próximo pleito, ele não poderá ser candidato a reeleição, lhe restará uma provável candidatura a deputado federal, em 2024, e Justiniano França assumindo a Prefeitura.

Reprisando o que ocorreu entre Colbert e José Ronaldo.

Esse pode ser um provável acordo.

Com mais de dois anos como prefeito, Justiniano poderá iniciar a pavimentação da provável volta de José Ronaldo, que não estará tão velho assim, que não possa participar de mais um pleito eleitoral.

Como a história política em Feira de Santana não consolidou outro nome com a performance de José Ronaldo, e não existirá tempo suficiente para isso, esse grupo poderá facilmente bater o recorde de 30 anos no poder.

Não é uma análise utópica, ela se embasa na estratégia que pode ser montada e consolidada com certa eficiência.

As oposições em Feira de Santana têm que sair da mesmice, elas devem encontrar o caminho, têm que consolidar uma proposta de governo que contemple a participação de todos os segmentos da oposição no município.

Precisa superar suas divergências políticas carcomidas pelo tempo. Estamos no início de um novo milênio.

Ou supera suas individualidades ou morrerá na praia, mais uma vez.

A candidatura do deputado federal Zé Neto está viva, mas até o momento sentimos pouca objetividade.

Falta o sal que tempera as esperanças do povo.

Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS