Tempo - Tutiempo.net

O PENSAMENTO MAÇÔNICO É LIVRE NA SUA EXPRESSÃO POR CARLOS LIMA

LIVRE EXPRESSÃO MAÇÔNICA

Meus irmãos poderia ser um tanto complicado abordar esse tema se desconhecêssemos a diversidade do comportamento humano em suas infinitas concepções e, ao mesmo tempo, ignorarmos que união não é unidade.

Não é certo que tenhamos unanimidade no entendimento. Os comentários políticos daqueles que enxergam apenas suas realizações pessoais, com certeza, jamais aceitarão a eliminação dos erros, por mente curta ou vaidade exacerbada.

A comunhão “Universal da Maçonaria” precisa desta ponte, que jamais será construída por “esses”.

Não existe qualquer tipo de dúvida de que independente de classe social, posição política, social e financeira; Escola Maçônica; cor, raça e credo, somos todos pecadores como seres humanos, ainda imperfeitos, diante da vida. Absurdamente livres para conspirar. Atitude que não é ausente em todas instituições.

Com 11 bilhões  seres humanos no planeta desejando realizar seus sonhos, imagine, individualmente,  quais as ações de cada um para atingir seus objetivos.

A preocupação com o futuro da vida no planeta, é preocupação inferior a 20%  do total de sua população humana. Se transferir essa preocupação para a continuidade  futura de instituições, não atinge 5%.

Como podemos censurar ou colocar a censura prévia na Maçonaria e seus obreiros, hoje considerada, apenas, reservada. Devemos subir no telhado e falar ao povo o que somos, o que pretendemos, o que fazemos, quais são os nossos princípios e comprovarmos para o que trabalhamos com nossos exemplos.

Mas, infelizmente, Interna e externamente, não nos manifestamos com eficiência quando somos atacados, vilipendiados, injustiçados, utilizados por inescrupulosos e verdadeiros criminosos da humanidade.

A Maçonaria diante desses fatos, não raramente enfrenta graves erros que são susceptíveis a atos de dissolução por Grão Mestres.

Os tempos mudaram, vivemos um rápido processo evolutivo tecnológico, estamos lidando com Inteligência Artificial (IA), somos 11 bilhões de seres humanos, já ultrapassamos a revolução industrial, ou nos adaptamos, ou desapareceremos. A sociedade individualista não vai sobreviver, é preciso aprender a pensar no “Todo”, o “Eu” será “Nós”.

Carlos Lima — Loja Estrela da Paz nº10 – Goba

OUTRAS NOTÍCIAS