Tempo - Tutiempo.net

O poder da burrice. Uma força perigosa

O que significa burrice?

O conceito não tem uma definição teórica indiscutível. Não é o oposto de inteligência: há pessoas inteligentes que, vez por outra, fazem o papel de burras.

Uma definição convincente foi dada pelo historiador e economista italiano Carlo Cipolla:

“Uma pessoa burra é aquela que causa algum dano a outra pessoa ou a um grupo de pessoas sem obter nenhuma vantagem para si mesmo – ou até mesmo se prejudicando.”

A burrice tem a peculiar vocação de se traduzir em ações, e por isso mesmo se torna perigosa.

Até mesmo os mais inteligentes tendem a desvalorizar os riscos inerentes à burrice.

E ela é mais perigosa que a crueldade: esta última, tendo uma lógica compreensível, pode pelo menos ser prevista e enfrentada.

Para começar, pensemos naqueles que, em tempos de Aids, mantêm relações sexuais sem proteção ou nos que não usam um antivírus no próprio computador, expondo a si mesmos e aos outros ao contágio de vírus reais ou virtuais.

Todos nós estamos prontos a admitir que somos um pouco loucos, mas burros, jamais.

Fuçando na literatura científica, é possível descobrir que somos um pouco burros, cada qual de um jeito diferente; mas o cérebro funciona de forma a nos esconder essa realidade.

As estatísticas indicam que 50% dos motoristas não sabem dirigir corretamente: um tem dificuldade para estacionar, outro circula a 20 km/h numa pista expressa, um terceiro ocupa duas faixas como se a rua fosse dele.

Mas quem não sabe dirigir não tem consciência disso, ou desistiria, preferindo o transporte público e aumentando, assim, as próprias (e as alheias) possibilidades de sobrevivência.

O mesmo exemplo pode ser aplicado às pistas de esqui, ao universo de trabalho, ao campo de futebol e assim por diante.

Mas quem é suficientemente inteligente para reconhecer que não sabe guiar direito?

Se formos a um hospital e entrevistarmos os recém retirados das ferragens de um carro, descobrimos que ninguém admite integrar a categoria dos incapazes.

Pesquisas mostram que 80% das pessoas internadas por acidente de carro acreditam pertencer à elite dos motoristas com habilidades superiores à média.

E a responsabilidade do acidente?

A maioria atribui seus erros à falta de sorte ou a algum idiota que cruzou seu caminho.

Einstein tinha razão: a burrice pode ser mais infinita que o próprio cosmos.

OUTRAS NOTÍCIAS