Tempo - Tutiempo.net

PADRE VIANEY RECEBE ADVERTÊNCIA DE DOM ZAZONI

Padre Vianey, verdadeiramente vocacionado

Recebemos em nossa redação, via internet, cópia de um documento interno da Arquidiocese de Feira de Santana, onde o reverendíssimo padre Vianey recebe uma Advertência do Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zazoni Demettino Castro.

O teor é forte e deixou fiéis que acompanham há muitos anos o padre Vianey, bastante preocupados.

Muitos acreditam que as perseguições continuam acontecendo, tanto é verdade, que sem nenhum aviso ou comunicado oficial, a Igreja do Hospital Dom Pedro, onde o padre Vianey fazia as celebrações e pregava a última mensagem aos mortos, com a missa de corpo presente, foi fechada ao padre Vianey, ele ficou no pátio do hospital sem nenhuma atenção ou consideração pelos seus anos de sacerdócio.

Vamos conhecer o teor da advertência de Dom Zanoni.

Reverendíssimo Sr.

Padre Carlos Vianey Oliveira.

Fazemos saber que, tendo recebido inúmeras denúncias a vosso respeito e comprovado a veracidade das mesmas, através de testemunhos fidedignos, que atestam que vossa reverendíssima tem ofendido pessoas, constrangendo fiéis com suas palavras, fazendo comentários indecorosos, impróprios a um sacerdote, que constantemente tem difamado presbíteros, o clero da arquidiocese, maculando a nossa igreja, vimos por meio desta, adverti-lo, (cf cânon 1347) convidando-o a repensar e refazer vossa conduta, para o vosso bem e de toda a igreja.

Lembramos que a persistência em tais erros incorrerá em sanções previstas pelo Código de Direito Canônico.

Dada e passada nesta Cúria Metropolitana aos 22 de fevereiro do ano de 2016.

Assina Dom Zanoni, Arcebispo e Padre Luciano, Chanceler do Arcebispado.

Após recebermos esse documento, muitos fiéis afirmaram que o padre Vianey não tem esse tipo de comportamento, alegam que ele não se distancia da realidade para reconhecer os pecados praticados pelo ser humano, independente de suas posições sociais ou eclesiásticas.

É um padre verdadeiramente vocacionado, o que não acontece com todos. Essa realidade também é reconhecida, talvez seja por isso que não conseguiu chegar a Bispo.

É um padre humilde. Talvez pela sua humildade tenha sido relegado a um plano inferior, inclusive foi afastado da paróquia de São José, passou dificuldades e outras situações, que padres outros jamais aceitariam.

A ADVERTÊNCIA já trouxe uma consequência, padre Vianey não tem onde mais celebrar. Foi sumariamente afastado da Igreja do Hospital Dom Pedro de Alcântara. Não deve demorar o seu afastamento definitivo, como ocorreu com o padre Pinto e outros.

Ficamos tristes, mas essa também é uma realidade na igreja católica, que é santa e pecadora.

Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS