Tempo - Tutiempo.net

Papa Francisco reafirma: ‘adesão à maçonaria por parte de um fiel é proibida’

O Dicastério para a Doutrina da Fé (CDF) publicou um texto, datado de 13 de novembro, onde reafirmou que “a adesão ativa à maçonaria por parte de um fiel é proibida”.

O documento foi assinado pelo prefeito do Vaticano, o cardeal argentino Víctor Manuel Fernández, e aprovado pelo Papa Francisco.

A reafirmação do Vaticano surge após uma questão de D. Julito Cortes, bispo de Dumanguete, nas Filipinas, que manifestou “preocupação” com a “situação na sua diocese, devido ao aumento contínuo do número de membros da maçonaria”.

O bispo filipino “pediu sugestões sobre a forma de lidar adequadamente com esta realidade do ponto de vista pastoral, tendo também em conta as implicações doutrinais”, explicou o CDF, citado pela agência de notícias do Vaticano, Vatican News.

Assim, o dicastério reitera que “a adesão ativa à maçonaria por parte de um fiel é proibida, devido à irreconciliabilidade entre a doutrina católica e a maçonaria (cf. a Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé sobre as associações maçónicas, de 1983, e as Orientações publicadas pela Conferência Episcopal em 2003)”.

“Aqueles que formal e conscientemente são membros de lojas maçónicas e abraçaram os princípios maçónicos são abrangidos pelas disposições da Declaração acima mencionada.

Estas medidas aplicam-se também a todos os clérigos inscritos na Maçonaria”, acrescenta.

Sublinhe-se que a Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé sobre as associações maçónicas foi aprovada em 1983 pelo então Papa João Paulo II e dita que os católicos “em associações maçónicas estão em pecado grave e não podem receber a Sagrada Comunhão”

Vaticano News

Perguntar não deve ofender.

Pergunta-se: por que a Igreja Católica tem tanto medo da Maçonaria?

Será  o seu desejo de tornar a humanidade feliz?

Será por que na sua história não existe Inquisição?

Será por que todos os Maçons na sua esmagadora maioria são verdadeiramente irmãos?

Será por que acreditam num ser superior?

Será por que respeitam todas as religiões?

Será por que  pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da Humanidade?

Será por que o seu lema é iluminista “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”?

Será por que sua  tríade é Sabedoria, Força e Beleza?

Será por que sempre busca a verdade?

Será por que nunca fez guerra contra qualquer tipo de religião?

Papa Francisco, Vossa Santidade (???) poderia responder, inicialmente, essas perguntas? E depois contar um pouco a história da religião Católica?

Carlos Antonio de Lima – CIM  914 – COMAB – GOBA – ESTRELA DA PAZ E TEMPLO DE YORK

OUTRAS NOTÍCIAS