Tempo - Tutiempo.net

Parlamentar australiano adverte sobre perigos da IA com texto escrito por ela

Inteligência Artificial

O modelo de linguagem ChatGPT da empresa OpenAI, lançado no final de novembro de 2022, teve reações mistas devido à sua capacidade de imitar conversas humanas e gerar textos exclusivos com base nas solicitações do usuário.

O parlamentar trabalhista australiano Julian Hill afirmou que a inteligência artificial (IA) poderia ser usada para provocar “destruição em massa”, no primeiro discurso parlamentar no país, parcialmente escrito pelo ChatGPT, um chatbot alimentado por IA.

O legislador pediu a abertura de uma investigação para avaliar todos os “riscos e benefícios” da IA, que ele argumentou que poderia resultar em trapaça dos alunos, desinformação e aplicações militares incontroláveis, entre outros desafios.

Hill disse aos membros da Câmara dos Deputados sobre relatos recentes da mídia em que “estudantes na Austrália usaram a IA para colar em seus exames”.

“A tecnologia de IA, como um software inteligente que pode escrever redações e gerar respostas, está se tornando mais acessível aos alunos, permitindo que eles concluam tarefas e testes sem realmente entender o material, causando preocupação nos professores, que estão alarmados com o impacto na integridade do sistema educacional”, disse Hill.

O membro do Parlamento por Victoria alertou que essa tecnologia poderia ajudar os alunos a contornar efetivamente o processo educacional e obter “uma vantagem injusta”, pois os professores são incapazes de “identificar e lidar com a trapaça” — antes de revelar: “Tenho que admitir que não escrevi isso.”

Hill alertou que outros riscos relacionados à IA dizem respeito ao “potencial de perda de empregos”, alegando que a tecnologia “poderia perpetuar preconceitos e discriminação existentes” e “poderia ser usada para fins maliciosos, como ataques cibernéticos e campanhas de desinformação”.

Ele insistiu que a IA tem o potencial de “transformar a guerra como a conhecemos”, com consequências “sérias” para a segurança nacional.

O legislador argumentou que, se a inteligência artificial geral “ultrapassar a inteligência humana, poderia representar uma ameaça para nossas Forças Armadas, potencialmente tornando obsoletas nossas atuais capacidades defensivas”.

O parlamentar disse ainda que os cientistas que classificam os riscos colocam a IA à frente de “asteroides, mudanças climáticas descontroladas, supervulcões, explosões solares de devastação nuclear ou pandemias de alta mortalidade”.

Por outro lado, o legislador elogiou o “potencial da IA para revolucionar muitos setores, incluindo saúde, transporte e finanças, aumentando a eficiência, reduzindo custos e melhorando a tomada de decisões”.

“[A inteligência artificial geral — AGI, em inglês] tem o potencial de revolucionar nosso mundo de maneiras que ainda não podemos imaginar, mas se a AGI superar a inteligência humana, poderá causar danos significativos à humanidade se seus objetivos e motivações não estiverem alinhados com os nossos. Se os humanos conseguirem controlar a AGI antes de uma explosão de inteligência, isso poderá transformar a ciência, as economias, nosso meio ambiente e a sociedade com avanços em todos os campos do empreendimento humano”, afirmou Hill.

A fala do parlamentar vem depois que Juan Manuel Padilla, um juiz colombiano da cidade de Cartagena, disse na quinta-feira (2) que havia usado o chatbot ChatGPT com inteligência artificial para tomar uma decisão sobre um caso.

“Este é o primeiro veredito no país em que a inteligência artificial foi usada, o que me surpreende”, disse Padilla, acrescentando que o uso de tais ferramentas na prática judicial do país não contradiz as leis colombianas e ajuda a economizar tempo dos juízes.

O caso aconteceu após um novo estudo, conduzido pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia, ter revelado que o ChatGPT teve um desempenho excepcionalmente bom no exame final de um curso básico típico de mestrado em administração de empresas (MBA), em gerenciamento de operações.

O ChatGP foi lançado pela empresa de pesquisa de IA OpenAI no final de 2022. Alguns foram rápidos em elogiar o modelo de linguagem por seus aplicativos profissionais, como o desenvolvimento de códigos de programação, enquanto outros criticaram seu potencial de abuso, como por exemplo alunos que usam o modelo para escrever redações.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS