Tempo - Tutiempo.net

Quem explora lítio no Brasil? País pode entrar na estratégia de refino do minério, vê analista

Produção de lítio no Brasil

Chamado de “ouro branco”, o lítio é tido como o minério do futuro pelo seu uso em baterias, de celulares a carros elétricos.

Com reservas significativas e uma matriz energética hidrelétrica, o Brasil está posicionado para atuar em uma importante etapa do ciclo do lítio, afirmam especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil.

Estudos do Serviço Geológico Brasileiro estimam haver cerca de 900 mil toneladas de lítio no solo do país, a maior parte localizada no chamado “Vale do Lítio”, região de Minas Gerais que engloba 14 cidades das mesorregiões do Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

Além disso, estados do Nordeste como Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco contam com quantidades significativas do minério, como na Província Borborema (RN e PE), na região de Solonópole (CE) e em Itambé (BA).

Outras reservas também podem ser encontradas na divisa entre Tocantins e Goiás.

Onde fica a maior reserva de lítio do Brasil?

A maior concentração do mineral fica nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, em Minas Gerais.

Compõem o Vale do Lítio as cidades de Araçuaí, Capelinha, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Pedra Azul, Rubelita, Salinas, Teófilo Otoni, Turmalina e Virgem da Lapa.

De acordo com João Bosco (PP), prefeito da cidade de Itinga, uma das que estão no coração da exploração de lítio na região, o mineral já é extraído no local há mais de 35 anos, primeiro pela Companhia Brasileira de Lítio (CBL) e agora pela canadense Sigma Lithium, que exportou sua primeira leva em julho de 2023 e enviou seu sexto carregamento em fevereiro deste ano.

O brasil precisa nacionalizar e beneficiar sua produção de lítio.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS