Tempo - Tutiempo.net

READAPTAÇÃO

A aversão é má conselheira, grupos sociais se digladiam com objetivos confusos e o ódio os define. Mas a Ordem guerreia para cumprir seu papel de entendermos que, sem o outro, a sociedade é falha.

Motivo de o amor ser paciente, não se vangloriar, nem se alegrar com injustiça, sim com a verdade. Logo, não é sábio quem utiliza da liberdade para ofender e não é livre quem tem líder, pois o Grande Arquiteto ao nos elaborar, preceituou nos regermos, prezando o contrato social e desconfiar dos especialistas a tudo distorcer.

Por ser Deus, é o Universo e que o abrange. Destarte, amar o país é esforçar-se para que os membros da linhagem se realizem na sua arte e engrandeçam onde residem. Rui Barbosa disse: “A pátria é a família amplificada”. Então, é a união que fortalece para que não percamos um ao outro.

E os que não entendem, exaltam a ideia de que aqueles que nasceram dentro desta ou daquela fronteira, constituem um povo mais valoroso que os outros, como se as gentes de qualquer nação nada tivessem em comum com as das outras. O céu e o solo que pisamos são iguais. Do mesmo modo, as pessoas que encontraremos.

Todavia, recebemos do Grande Arquiteto, missão de servir-se da natureza e na qualidade de engenheiros que somos, devemos moldá-la usando as coisas divinas: consciência e racionalidade, requisitos da sensatez. Assim sendo, quebremos os preconceitos, pois a verdadeira cidadania não se resume em andar dentro da lei, mas participar do grupo que vai além de nossas famílias onde aprendemos regras de conduta para não sermos fora de lugar como tantos.

É que alguns, por terem rompido com a realidade, querem desconjuntar instituições e nosso desafio é restaurá-las para termos uma sociedade realmente livre. Mas, por que todas as pessoas inseguras são as mais barulhentas? Será por viajarem em si e não gostarem do que vêem?

Enquanto nosso consolo é ter quem sempre será boa lembrança. Outros quartas-feiras de cinza, ressaca de vida insossa, atraídos pelo delírio de se acharem centro de conspirações.

Feira de Santana, 4 de Fevereiro de 2024.

Jessé da Costa Primo∴ membro da Loja Maçônica Luz e Fraternidade 14.

OUTRAS NOTÍCIAS