Tempo - Tutiempo.net

Rui Costa critica criação de instabilidade “artificial” na Petrobras e diz que decisão sobre dividendos visa defender a empresa

Não existe crise na Petrobrás

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que não enxerga uma crise na Petrobras em torno da decisão do conselho da empresa neste mês de reter os recursos disponíveis para dividendos extraordinários, criticando a tentativa de se criar uma instabilidade “artificial” na estatal.

“Eu quero me mostrar perplexo com o que muitos veículos de imprensa chamam de crise na Petrobras… Eu não vejo crise alguma, acho que isso é um negócio absolutamente artificial”, disse o ministro em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, do CanalGov.

Costa exaltou o fato de a Petrobras ter registrado o seu segundo maior lucro líquido da história no ano passado, apesar da queda em relação ao ano anterior, e defendeu a decisão do conselho em não distribuir dividendos extraordinários como uma forma de defender a empresa.

Ele também ironizou o fato de participantes do mercado financeiro cobrarem “de forma legítima e correta” mais previsibilidade e segurança jurídica do governo mas criticarem a decisão do conselho da Petrobras, que já estaria prevista em regras estabelecidas no ano passado sobre a mudança na política de dividendos da empresa.

“A forma, os critérios e a regra da divisão de dividendos foi definida no início do ano passado… isso se chama previsibilidade. Divulgou e cumpriu”, afirmou.

No início neste mês, o conselho da Petrobras decidiu reter 100% dos cerca de 44 bilhões de reais possíveis de dividendos extraordinários, referente ao exercício de 2023, em uma reserva estatutária recém-criada pela companhia.

Na reunião do conselho, o colegiado aprovou apenas a remuneração ordinária, no montante de 14,2 bilhões de reais, referente ao quarto trimestre, somando dividendos totais do exercício de 2023 de 72,4 bilhões de reais.

A Petrobras chegou a perder mais de 55 bilhões de reais em valor de mercado após frustar investidores ao não anunciar os dividendos extras com a divulgação do resultado trimestral.

No ano de 2023, o lucro líquido da Petrobras caiu 33,8% ante o recorde registrado no ano anterior, para 124,6 bilhões de reais, diante de um recuo de 18% do valor do petróleo tipo Brent. Apesar da queda, o montante foi o segundo mais alto da história da companhia.

COMUNICAÇÃO DO GOVERNO

Na entrevista, Costa reconheceu que a comunicação do governo com a população “sempre pode e deve melhorar”, mas ponderou que a maior diversidade de meios comunicacionais existentes na atualidade dificultou o processo de divulgação das atividades do Estado.

“A comunicação hoje é mais difícil de ser feita do que era talvez há trinta anos atrás. Há uma diversidade maior dos veículos e das formas das pessoas acessarem a comunicação”, disse o ministro.

Ele afirmou que o governo precisa preencher “as várias lacunas” de acesso à comunicação que surgiram com o desenvolvimento das redes sociais e indicou que é uma cobrança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que os ministérios informem as ações do governo.

“Toda a pessoa pública tem a obrigação e o dever de estar informando a população sobre o que está fazendo.”

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS