Tempo - Tutiempo.net

Tibieza moral e falta de intelecto de Bolsonaro não tem precedentes na história do Brasil/ Por Sérgio Jones

Vai acontecer

O indescritível negacionista desgoverno do abominável presidente Jair Bolsonaro está procurando cabelo em casca de ovo ao buscar alternativas

jurídicas para limitar a participação da fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei, na implementação das redes de 5G no país.

O modelo do presidente tupiniquim é semelhante ao adotado pelo congênere, não menos tresloucado presidente derrotado nos Estados Unidos, Donald Trump. Ambos procuram encontrar uma saída jurídica para limitar a participação da empresa chinesa Huawei na implementação das redes de 5G no País.

O objetivo de toda essa manobra sórdida é procurar estabelecer barreira comercial com base em requisitos técnicos ou de segurança que impeçam a empresa de participar do mercado 5G, de acordo com informações fornecidas por fontes ligadas ao assunto.

Especialistas do ramo são de opinião que o desgoverno brasileiro precisará fazer um “contorcionismo jurídico” para que consiga uma justificativa plausível que impeça ou possa limitar o livre mercado. Segundo eles, não existem dispositivos legais que apoiem um veto antecipado a qualquer empresa, independente de sua natureza ou origem.

Importante observar que a China é o maior parceiro comercial do Brasil que corresponde a 34,2% das exportações e 21,4% das importações totais do Brasil no período. Números que confirmam a consolidação da China como principal e mais importante parceiro comercial, com ampla margem sobre os Estados Unidos, segundo maior parceiro no ranking do comércio exterior nacional.

Sérgio Jones, jornalista (sérgiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS