Tempo - Tutiempo.net

Trump x Bolsonaro – O original e a cópia na antropofagia/ Sérgio Jones*

Há pretensa inspiração e apego de copiar o programa de governo fascista do ditador Donald Trump apequena ainda mais a imagem de Jair Bolsonaro, diante do mundo e até mesmo de parte do povo brasileiro.

Ambos já forneceram provas cabais, ao longo de seus deploráveis governos, que são inacreditavelmente estúpidos e incapazes de entender a extensão do problema, e se em algum momento entenderam alguma coisa, não demonstram capacidades efetivas e práticas de se comportarem, diante de novos desafios, exemplo o estilo adotado por eles visando combaterem a pandemia Covid-19.

O caos tomou conta dos Estados Unidos, embora sejam reconhecidos e considerado como o país mais rico do planeta. Nos hospitais faltam tudo, coordenação, aparelhos, remédios, suprimentos hospitalares, ventiladores, entre outros utensílios básicos para se combater a pandemia.

Nesse turbilhão de incertezas associada com incapacidade das lideranças políticas dos respectivos países, Brasil e Estados Unidos, de se defrontam com a realidade brutal que coloca em risco a vida de milhares, ou talvez de milhões de seres humanos, pelo mundo.

Eles se mostrarem incapazes de combater de forma efetiva a pandemia, buscam desviar a atenção das pessoas tentando, de forma piegas, elegerem bodes expiatórios para encobrirem os seus percalços.

No momento a bola da vez é a China. Que já está se livrando do problema e por extensão ameaça desbancar a economia estadunidense. Para que isso aconteça, é só uma questão de tempo.

Enquanto a única ação efetiva adotada ao longo de toda essa tragédia planetária são ações articuladas por mentes enfermas dos filhos do presidente Jair Bolsonaro que perpetram de forma irresponsável e despropositada todo tipo de injúria contra os chineses, em uma tentativa pífia de atribuir a origem da pandemia ao povo chinês.

Sendo o fato considerado mais grave ainda, contar nessa ação com o apoio do não menos desequilibrado Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Henrique Fraga Araújo.

O que fica patenteado é que tanto o governo brasileiro como estadunidense, ambos são estúpidos e se comportam com a dignidade de um asno. O epicentro da pandemia nas terras do Tio Sam é na Casa Branca e no Brasil, o Palácio do Planalto.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS