Tempo - Tutiempo.net

URGE REFLETIR

Refletir

Quando depositamos esperanças em coisas ou pessoas, corre-se o risco da frustração. Assim, é imperioso cuidar-se no momento das expectativas para qual não sejam exageradas e causem insegurança e dor, pois a felicidade e o bem-estar estão em coisas simples.

Todavia, é impossível viver sem expectativas, haja vista ser estas que dão sentido à vida. Mas quando o desejo é imoderado e não se cumpre, vem o desencanto e, a fim, de que não aconteça, convém o preparo para diferentes resultados.

Porque os sentimentos são inevitáveis, e quando as coisas não saem como planejadas, buscam-se culpados sem verificar que fomos nós mesmos que erramos.

Daí a necessidade de premiar a razão no sentido de compreender e aceitar os acontecimentos que, muitas vezes, depende mais de outras pessoas do que de nossos atos que, ao mesmo tempo, impõe zelo as amizades equilibrando as emoções, repensando as ações. Afinal, quem sabe reconhecer suas falhas, enfrenta a derrota com menos dor.

Em contrapartida, a Maçonaria tem como método à amizade, aperfeiçoamento de valores, dedicação às boas obras; a busca da verdade; o engrandecimento do semelhante como homens e irmãos e desmistificação dos aspectos errôneos que rondam na sociedade e aversão a ingratidão.

Mas alguns raros vindos de outras paragens, na Bahia e no nordeste se instalaram, enriquecem, criam seus filhos, os educa por Jorge Amado, Ariano Suassuna, Rachel de Queiroz, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ferreira Gullar e Nísia Floresta, mas, quando qualquer coisa no âmbito nacional não os agrada, acusam os baianos e os nordestinos.

Senhores raros ingratos sulistas, sudestinos e do centro oeste, nós não somos inferiores, tampouco vocês são superiores, porém, é feio cuspir no prato o qual estão comendo porque a ingratidão não é coisa de quem tem dignidade, tal qual age estes marginais travestidos de caminhoneiros que, por cultuarem a morte, impedem as pessoas receber remédios e tira-lhes o alimento fechando estradas.

E sendo a vida uma impermanência, convém não descuidar porque nossos amigos não são todos que estão nas redes sociais, sim uma meia dúzia. Temos filhos e netos que carecem de bons exemplos.

Assim, como poderão estes se orgulhar se alguns não têm habito de pensar por si só por serem movidos por paixões? Validam desequilíbrio e, em se deixarem dominar, impedem que aqueles saibam da sua verdadeira personalidade, pois é de outrem que absorveram.

Jessé da Costa Primo∴Membro da Loja Maçônica Luz e Fraternidade 14.

OUTRAS NOTÍCIAS