Tempo - Tutiempo.net

Vinte novas luas: Saturno torna-se planeta com mais satélites do Sistema Solar

Foto de Saturno feita pelo observatório espacial Hubble da NASAVinte novas luas: Saturno torna-se planeta com mais satélites do Sistema Solar. Foto: © Foto/ NASA, ESA, A. Simon (Centro de Voo Espacial Goddard), e M.H. Wong da Universidade da Califórnia

Um grupo de pesquisadores descobriu 20 novos satélites naturais de Saturno, elevando o número total de luas no planeta para 82, ultrapassando os 79 de Júpiter.

A descoberta, feita por cientistas do Instituto Científico Carnegie (EUA), foi anunciada na segunda-feira (7) pelo Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional (UAI).

Cada uma das luas tem um diâmetro de aproximadamente cinco quilômetros e 17 delas têm uma órbita retrógrada, ou seja, movem-se na direção oposta à rotação de Saturno.

Os três satélites restantes seguem a mesma direção que o gigante gasoso, então eles seriam determinados como progressões.

raças a Scott Sheppard, do Carnegie Planets, que descobriu 20 novas luas de Saturno, o gigante gasoso Saturno superou Júpiter com mais luas no nosso Sistema Solar! (E você pode ajudar a nomeá-las!)

Os astrônomos explicaram que duas das progressões estão localizadas mais perto do planeta e levam dois anos para dar uma volta completar ao redor dele, enquanto que o terceiro é mais distante e leva mais de três anos para completar a órbita, assim como os 17 satélites retrógrados.

Pesquisa das órbitas

“Estudar as órbitas dessas luas pode revelar suas origens, bem como informações sobre as condições de Saturno no momento de sua formação”, disse o líder do estudo Scott Sheppard em comunicado à imprensa da Carnegie Science.

Graças ao telescópio Subaru, os pesquisadores foram capazes de detectar que as luas externas de Saturno parecem estar divididas em três categorias baseadas no ângulo de sua órbita.

Em 2018, Sheppard e a sua equipe conseguiram localizar 12 luas novas em Júpiter.

O uso de alguns dos maiores telescópios do mundo ajuda os astrônomos a completar o inventário de luas pequenas ao redor de planetas gigantes.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS