Tempo - Tutiempo.net

Brasil terá 4º ano seguido de crescimento abaixo da América Latina

 

O Brasil deverá crescer em 2014, pelo quarto ano consecutivo, menos do que a média da América Latina, segundo projeções divulgadas nesta quarta-feira (15) pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). De acordo com um relatório do órgão, intitulado Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe, a economia brasileira deve crescer 2,6% no ano que vem, enquanto que a América Latina e o Caribe devem ter um crescimento médio estimado em 3,2%.

Segundo o secretário executivo da Cepal, o economista brasileiro Antonio Prado, a economia brasileira recebe influência muito grande da situação internacional. Quando se tem um contexto no qual a economia internacional cresce pouco, principalmente os Estados Unidos e a Europa, há reflexo no crescimento no país porque existe aqui um “”alto estoque de investimentos de empresas americanas e européias”, diz ele.

O Brasil também já havia fica abaixo da média de crescimento esperado para os países emergentes em uma projeção do FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgada em outubro: A previsão para o PIB brasileiro em 2013 foi mantida pelo fundo em 2,5%, mas com recuo de 0,7 ponto percentual este ano. Já o último boletim Focus, do Banco Central, diz que a economia brasileira deverá avançar 2,5% em 2014.

Fonte: Redação / BBC Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS