Tempo - Tutiempo.net

Empresas aéreas recorrem ao governo para evitar aumento de passagens

As quatro maiores empresas aéreas do país – TAM, Gol, Azul e Avianca, apresentaram ao governo federal uma série de medidas a serem adotadas de maneira “urgente” para reduzir o custo de suas operações no país e, com isso, evitar o aumento das passagens aéreas nos próximos meses.

 

As propostas foram apresentadas nesta terça-feira (20) ao ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, pelo presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz. O pedido de ajuda foi motivado principalmente pela alta no preço do querosene e pela subida do dólar nas últimas semanas, que teria elevado o custo das empresas – entre 55% e 57% das despesas das aéreas são dolarizadas.

 

Segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que mede a variação de preços na capital paulista, só no mês de julho as passagens aéreas registraram alta de 8,53% ante junho. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, entretanto, os preços recuaram 6,72% na comparação com o mesmo período de 2012. No acumulado dos últimos 12 meses, as passagens subiram 16,11%.

 

 

Fonte: Redação, com informações do G1

OUTRAS NOTÍCIAS