Tempo - Tutiempo.net

Guedes não vai vender barato a derrota

O economista e professor da Unicamp Guilherme Mello

O economista e professor da Unicamp Guilherme Mello apontou, em entrevista concedida ao programa Bom Dia 247, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, está frustrado, pois não consegue implementar por completo seu projeto de austeridade.

Na avaliação do economista, “Bolsonaro percebeu que o auxílio emergencial salva a sua popularidade” e atrapalha os planos de Guedes e sua equipe.

 “A equipe de Guedes percebeu que sua agenda fracassou, mas não vai vender barato a sua derrota de implementar o projeto ultraliberal.

O ministro deixou bem claro nesta semana ao declarar que, se Bolsonaro não cumprir o teto de gastos, entrará na zona de impeachment”, informou Mello.

Na terça-feira (11), Guedes foi surpreendido pelas saídas dos secretários especiais de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados, Salim Mattar, da Burocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, e o diretor do programa de burocratização, José Ziebarth.

Ao anunciar as demissões, o ministro classificou o episódio como “debandada”.

Desde a saída dos hoje ex-ministros da Justiça, Sergio Moro, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, especula-se que Guedes seria o próximo nome forte do ministério de Bolsonaro a deixar o governo.

Como os dois antigos colegas, o ministro da Economia alfinetou o presidente, afirmando que o mandatário estaria sendo mal aconselhado e que poderia caminhar para o impeachment ao não respeitar o Teto de Gastos.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS