Tempo - Tutiempo.net

Lote residual: Receita paga restituição do Imposto de Renda a 354 mil pessoas nesta terça

Lote residual

A Receita Federal realiza nesta terça-feira (31) o pagamento de restituição do Imposto de Renda 2023 a mais de 354 mil pessoas contempladas em um lote residual, que reúne contribuintes que tiveram de fazer retificações ou correções na declaração entregue primariamente.

Segundo a Receita, o valor total das restituições que serão depositadas nesta terça passa de R$ 643 milhões, sendo que a maior parte (R$ 427 milhões) corresponde a restituições de contribuintes considerados prioritários, como pessoas com idades acima de 60 anos; com deficiências físicas, mentais ou moléstias graves ou aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério.

O valor será depositado na conta bancária indicada no momento do preenchimento da declaração.

Para saber se foi contemplado, o cidadão deve acessar o site da Receita na internet, em seguida clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois em “Consultar Restituição”.

Outra opção é o aplicativo da Receita para tablets e smartphones. Se ainda houver pendências na declaração, o contribuinte poderá retificá-la.

Caso o contribuinte tenha sido contemplado, mas não receba o valor em sua conta (por exemplo, em caso de desativação da conta bancária indicada), o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano ano no Banco do Brasil (BB).

Para resgatá-lo, é preciso acessar o portal do banco ou acionar a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Segundo dados da própria Receita, a principal causa de retenção na “malha fina” foram as deduções (em 58,1% dos casos), especialmente no caso de despesas médicas.

Omissão de rendimentos (27,6%), divergências entre os valores de Imposto de Renda Retido na Fonte e informado e declarado (10%) e deduções de imposto devido (4,3%) foram outros motivos para retenção.

A Receita divulgou ainda que cerca de 955 mil declarações que caíram em malha são de contribuintes que têm imposto a receber, enquanto 386 mil têm imposto a pagar. No caso de 26 mil pessoas, não há valor a restituir, nem a pagar.

Edição: Rodrigo Durão Coelho

OUTRAS NOTÍCIAS