Tempo - Tutiempo.net

Taxa de juros pode chegar a 11,25% ao ano.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne esta semana para definir a nova Selic. A decisão será divulgada na quarta-feira (2), após as 18h.

 

A taxa básica de juros da economia brasileira deve ser elevada pela nona vez seguida esta semana, de 10,75% para 11%, segundo as expectativas dos analistas de bancos.

 

A expectativa dos analistas faz parte do relatório de mercado do BC, também conhecido como Focus. Se confirmada a alta, a Selic atingirá o maior patamar desde o final de 2011 – quando estavam em 11,5% ao ano.

 

A perspectiva do mercado financeiro é que esta não seja a última elevação no ano da taxa básica da economia brasileira – que vem avançando desde abril do ano passado para conter pressões inflacionárias. Para o fechamento de 2014, a previsão dos analistas para a taxa de juros permaneceu em 11,25% ao ano e, para o final de 2015, ficou estável em 12% ao ano.

 

 

Pelo sistema que vigora no Brasil, o BC tem que calibrar os juros para atingir metas preestabelecidas, tendo por base o IPCA. Para 2014 e 2015, a inflação tem de ficar em 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Fonte: G1/Harlene Teixeira/ Foto: Web.

OUTRAS NOTÍCIAS