Tempo - Tutiempo.net

Chapada Diamantina é exemplo de qualidade de ensino em 20 cidades

Entre as 180 mil escolas públicas brasileiras, algumas de muita qualidade estão em áreas muito pobres. Localizada no interior da Bahia, a Chapada Diamantina é uma região que está chamando a atenção de especialistas pela surpreendente qualidade do ensino em 20 municípios.

 

A primeira revolução que a Chapada fez foi perceber que prova não é só para avaliar aluno, mas para avaliar a própria escola e mostrar os pontos em que o ensino precisa melhorar. “A gente sabe quais são os alunos que têm proficiência leitora, quais fazem os deveres de casa, quais conseguiram êxito nas recuperações semestrais”, explica Lauro Roberto, diretor de escola. Segundo ele, todos os dados são aproveitados para promover o aluno.

 

Inspirado nesse sistema de avaliação da Chapada e de alguns outros municípios de Ceará e deMinas Gerais, o Ministério da Educação criou um sistema nacional de avaliação de todas as escolas públicas do Brasil, o Ideb. De dois em dois anos, os alunos fazem a Prova Brasil, cujo resultado permite saber como está o aprendizado em português e matemática em cada escola. O Ideb mede também o fluxo escolar, que diz quantos alunos estão atrasados e quantos abandonaram a escola.

Formação de professores

 

O segundo grande passo na Chapada Diamantina foi investir na formação dos professores. “A gente torna os problemas da sala de aula o centro dessa formação e, junto com o professor, planeja situações para conseguir garantir que as crianças aprendam”, diz a supervisora pedagógica Gislainy Araújo.

 

Para garantir que as melhorias conquistadas não dependam de continuidade política, é organizado um fórum que reúne a comunidade, a classe política e o terceiro setor para discutir as propostas para a educação. Ao final do encontro, os candidatos a prefeito e a vereador assinam um documento no qual se comprometem a realizar as melhorias sugeridas. Durante toda a gestão, a comunidade fiscaliza se o que foi estabelecido é cumprido.

 

 

Fonte: G1/Harlene Teixeira/ Foto: Web.

OUTRAS NOTÍCIAS