Tempo - Tutiempo.net

Dilma: Educação é caminho para tornar permanente a conquista de cada um de nós

A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta sexta-feira (10), da cerimônia de formatura de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Porto Alegre (RS).

 

Na ocasião, Dilma Rousseff reforçou a importância do ensino técnico para o desenvolvimento do País. “A educação é um dos caminhos para tornar permanente a conquista de cada um de nós no Brasil. Por isso esse esforço imenso em fazer 8 milhões de matrículas no Pronatec até 2014. Quanto mais estudo nossa população tiver, mais sua família viverá melhor, mais o Brasil precisa disso para poder crescer, para ser uma nação mais rica, realizando seu potencial imenso”, afirmou.

 

Para a formanda Raquel Saraiva, uma das alunas a receber o diploma, a oportunidade de fazer um curso técnico mudou sua vida. “Espero que minha história mostre que quando unimos força de vontade com a oportunidade de buscar o conhecimento, modificamos nossas vidas”, contou. Com a especialização na área de plásticos, a estudante conseguiu ser contratada e promovida em uma empresa do setor.

 

Segundo a presidenta, a Raquel usou o Programa como uma porta que se abre. “Essa porta que é o Pronatec só abre corretamente se a pessoa se esforçar. Aqui vemos o  esforço de cada um dos formandos presentes, depois o apoio da família, e a sensibilidade e esforço do governo em abrir a porta para as oportunidades.”

 

Também presente na ocasião, o ministro da Educação, Henrique Paim, destacou o esforço do governo para viabilizar políticas como o Pronatec, que são tão importantes para o País. “É fundamental que tenhamos eventos como esse para que possamos reconhecer pessoas que se esforçam e conquistam o caminho da educação.” 

 

 

Henrique Paim também ressaltou compromisso do governo com a educação integral, desde a creche a pós-graduação. “Estamos fazendo um grande investimento na educação infantil do Brasil, que é o começo de tudo”.  Segundo ele, o programa já possui 6 milhões e 300 mil estudantes matriculados. “Vamos chegar a 8 milhões de matriculas ate o final de 2014”, garantiu.

Fonte: Portal Brasil/ Harlene Teixeira/ Foto: web.

OUTRAS NOTÍCIAS