Tempo - Tutiempo.net

Enem 2023: Inscrições começam nesta segunda (5)

Estudantes que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 já podem se inscrever para participar da prova. As inscrições começam nesta segunda-feira (5) e vão até o dia 16 de junho. O exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro deste ano em todo o território nacional.

A inscrição deve ser feita diretamente na Página do Participante. Lá também é possível acessar outras informações importantes sobre o Enem, como a disponibilização de tutoriais para a realização da inscrição, cronograma e demais orientações.

Pessoas que necessitarão de atendimento especializado durante a prova, como gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com alguma deficiência, assim como aqueles que desejam solicitar tratamento por nome social, devem encaminhar as solicitações específicas pela Página do Participante também até o dia 16 de junho.

Todos aqueles estudantes que não foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição devem efetuar o pagamento da guia até o dia 21 de junho. O valor da inscrição no Enem 2023 é de R$ 85.

Para ter sido isento do pagamento, estudantes pertencentes a famílias de baixa renda tiveram que comprovar suas condições socioeconômicas até o dia 28 de abril pela Página do Participante.

No início do mês de maio, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançaram o Edital do Enem 2023.

Lá é possível ter acesso a todo o cronograma do processo seletivo do Exame, assim como direitos e deveres dos participantes inscritos, horários, documentações necessárias e demais informações importantes acerca das provas.

Para ter acesso à lista de municípios que estarão aplicando o Enem em 2023, acesse este link.

Se você deseja conferir as provas dos anos anteriores visando se preparar para esta edição do Enem, a página do Inep também disponibiliza as provas e os gabaritos.

Marciana Lemos

OUTRAS NOTÍCIAS