Tempo - Tutiempo.net

Escolas municipais cumprem prazo de prestação de contas de recursos federais

Prestação de contas no prazo estabelecido

Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, com exceção de apenas uma, entregaram dentro do prazo a prestação de contas referente ao ano de 2015 dos programas federais que destinam recursos a serem aplicados em pequenas despesas nas unidades de ensino.

A única escola que ainda não regularizou o processo é uma situada no distrito de Bonfim de Feira.

No último mês, o setor da Seduc responsável pelo acompanhamento e prestação das contas terminou de fazer a análise dos processos que, numa segunda fase, são enviados para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a quem compete o parecer das contas.

“Houve anos em que tivemos que lidar com muitas dificuldades neste setor, às vezes orientando, às vezes cobrando dos diretores escolares, uma vez que uma adequada e efetiva aplicação dos recursos é também da nossa competência como gestores. Cabe à Seduc não apenas fiscalizar, mas também orientar neste sentido.”

“E há três anos estamos cuidando mais de perto deste processo, fazendo reuniões e dando as condições necessárias para que os gestores cumpram seu papel”, avalia a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

São vários os programas que fornecem recursos para aplicação nas escolas, dentre os quais, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Mais Educação.

Estes recursos são destinados à realização de pequenos reparos no prédio escolar próprios da Rede Municipal e aquisição de bens permanentes e de consumo.

Assessoria de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS