Tempo - Tutiempo.net

Estudantes protestam contra fechamento de escolas em Salvador.

Alunos do Colégio Odorico Tavares realizam protesto em Salvador — Foto: Dalton Soares/G1 Bahia

Alunos da rede estadual de ensino de uma escola de Salvador e outra unidade de ensino em Valença, no baixo sul da Bahia, protestaram contra o fechamento dos colégios.

Na tarde de quarta-feira (4), cerca de 50 alunos fizeram um protesto na Avenida Sete de Setembro, altura do bairro da Vitória, em Salvador, contra o possível fechamento do Colégio Estadual Odorico Tavares. Os alunos ocuparam toda a extensão da via e exibiram cartazes e faixas.

Alunos do Colégio Odorico Tavares realizam protesto em Salvador — Foto: Dalton Soares/G1 Bahia
Alunos do Colégio Odorico Tavares realizam protesto em Salvador — Foto: Dalton Soares/G1 Bahia

Já em Valença, a manifestação foi realizada pelos estudantes do Colégio Estadual João Leonardo da Silva. Os estudantes deram um abraço simbólico no prédio da escola e depois saíram em passeata pelo centro da cidade.

A Assessora da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Rovena Brito, disse que estão sendo feitos estudos para reorganizar a rede de ensino e falou sobre os casos dos colégios em Salvador e Valença.

“Eu não falaria em fechamento de unidades escolares. É uma reorganização da rede. A gente está falando no remanejamento dos estudantes. No caso de Valença, por exemplo, a gente tem o Colégio Estadual Gentil Paraíso, que fica 400 metros de distância do [Colégio] João Leonardo, e é uma escola que a gente tem total capacidade de infraestrutura física, inclusive, e total capacidade de absorver esses alunos”, explicou.

Sobre o Odorico Tavares, Rovena Brito informou que o colégio sofre uma diminuição de alunos. Conforme explicou, a escola tem capacidade para 3 mil estudantes e tem entorno de 300. “Orientamos aos estudantes que se dirijam ao Manoel Novaes, no Canela, que nós temos vagas nessa unidade ou em qualquer outra unidade de ensino da rede”, explicou.

G1 BA

OUTRAS NOTÍCIAS