Tempo - Tutiempo.net

MEC autoriza 60 novas vagas de Medicina para à UFRB

 

Foi autorizada a criação de cursos de graduação em medicina em nove campus de sete universidades federais do país pelo Ministério da Educação. Ao todo serão criadas 560 vagas. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (12) no “Diário Oficial da União”. A maioria das vagas é para instituições federais de ensino superior do Maranhão e de Minas Gerais (160 vagas em cada estado). Na Bahia, a UFRB – Universidade Federal do Recôncavo vai dispor de 60 vagas no campus de Santo Antônio de Jesus. A universidade já tem um curso de medicina neste campus com 60 vagas.

A iniciativa segue o objetivo da lei do programa Mais Médicos sancionada pela presidente Dilma Rousseff que, entre outras coisas, prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017.

O MEC divulgou no início do mês, a relação de 42 municípios pré-selecionados para a implantação de novos cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior. Para ser selecionado, o município deverá ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território. São Paulo é o estado com mais municípios pré-selecionados: 16. Confira os municípios pré-selecionados:

 

Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro
Ceará: Crato
Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim
Goiás: Aparecida de Goiânia
Maranhão: Bacabal
Minas Gerais: Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas
Pará: Ananindeua e Tucuruí
Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes
Piauí: Picos
Paraná: Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama
Rio de Janeiro: Três Rios
Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo
São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS