Tempo - Tutiempo.net

Os brasileiros se dividem sobre liberdade de ensino para diferentes perspectivas políticas

500X110

Os resultados são baseados em 496.038 respostas da Sintonia Eleitoral, um questionário desenvolvido por uma empresa canadense e oferecido com exclusividade no Brasil pelo G1 durante a campanha eleitoral.

As pessoas que responderam ao questionário da Sintonia Eleitoral se dividem quanto à liberdade para professores ensinarem diferentes perspectivas políticas em sala de aula.

É o que revela uma pesquisa realizada a partir das respostas dos leitores do G1 à Sintonia Eleitoral (veja ao final desta reportagem a metodologia da pesquisa).

A ferramenta, uma parceria entre a empresa canadense Vox Pop Labs e oG1, permite identificar qual presidenciável é mais alinhado às ideias do eleitor.

Ao responder ao Sintonia Eleitoral, o leitor dizia o quanto concordava com 30 afirmações e, a partir dessas respostas, a ferramenta indicava em que ponto do espectro ideológico o leitor estava e como ele se situava em relação aos candidatos.

Mais de 1 milhão de pessoas responderam ao questionário.

Ao longo desta semana, o G1 publicará os detalhamentos de todas as 30 perguntas.

Metodologia

Desenvolvida por uma equipe de cientistas sociais e estatísticos da Vox Pop Labs, a Sintonia Eleitoral é uma ferramenta de engajamento cívico oferecida no Brasil exclusivamente pelo G1

. Os resultados são baseados em 496.038 respostas da Sintonia Eleitoral entre 21 de setembro e 29 de outubro.

A ferramenta tinha, até esta terça, 1,139 milhão de testes realizados.

Diferentemente de pesquisas de opinião online, os respondentes da Sintonia Eleitoral não são pré-selecionados.

Tal qual as pesquisas de opinião, porém, os dados são uma amostra não aleatória da população e foram ponderados para se aproximar de uma amostra representativa da população.

Os dados da Sintonia Eleitoral foram ponderados por gênero, idade, educação e região para assegurar uma composição da amostra que reflita a atual população do Brasil de acordo com os dados do Censo e outras estimativas populacionais.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS