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Projetos educacionais vão combater distorções em escolas municipais

A redução da distorção entre idade e série cursada nas escolas municipais é o principal objetivo da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Ayrton Senna, firmada no final do ano passado.

 

Durante encontro de planejamento realizado nesta quinta-feira, 12, a equipe pedagógica da Seduc e do instituto discutiram os encaminhamentos dos projetos que serão implementados inicialmente em 50 escolas da rede municipal.

 

A partir da parceria serão desenvolvidos dois projetos que atuam diretamente na formação das crianças que estejam nas séries do 3º ao 5º ano. o Acelera, que visa diminuir a distorção entre a série em que o aluno está matriculado e a idade; o segundo, o Se Liga, tem o mesmo objetivo, mas atua especificamente com crianças que ainda não foram alfabetizadas.

 

As atividades dos projetos serão iniciadas em março. De acordo com a secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, existe a possibilidade de ampliar o número de escolas que serão envolvidas nos dois projetos nos próximos quatro anos.

 

A eleição das primeiras escolas a serem envolvidas no projeto obedeceu alguns critérios, sobretudo o alto índice verificado no aspecto distorção e o número de turmas alfabetizadas. Entre as primeiras selecionadas estão as escolas municipais Comendador Jonathas Teles de Carvalho (Mangabeira), Demósthenes Álvaro de Brito (Mangabeira), Agrário de Oliveira Melo (Ipuaçu) e Dr. Colbert Martins da Silva (Jaguara).

 

“Nosso principal objetivo é que todas as crianças sejam alfabetizadas. Que elas não estejam somente matriculadas nas escolas, mas que de fato desenvolvam a aprendizagem. Esperamos que todos os alunos possam ler, escrever e principalmente, compreender”, avalia a professora Jozelia Araújo, coordenadora dos projetos na Seduc.

 

Fonte: Secom/Feira de Santana

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