Tempo - Tutiempo.net

SEC lança curso de formação voltado para a promoção da saúde mental e emocional nas escolas

Programa de saúde mental nas escolas estaduais

A saúde e o bem-estar no ambiente escolar esteve em pauta na manhã desta quarta-feira (29), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, onde aconteceu o seminário “Viver com saúde – saúde mental e emocional na escola”, em uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

Na oportunidade, foi lançado o curso de Educação à Distância (EaD) “Promoção da saúde mental e emocional nas escolas”, voltado para os professores, gestores e trabalhadores das escolas e cujas inscrições já podem ser feitas pela plataforma do IAT.

Na mesma plataforma, é possível acessar também os manuais “Cuidando da sua mente”, voltado para os estudantes, e “Saúde mental”, direcionado aos professores.

O seminário foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do Youtube do IAT. Na abertura, a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância da realização da atividade em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Neuroconecte e a Fundação Mapfre.

“Estamos juntos, hoje, para falar de Educação, formação de professores, de conhecimento e saúde na nossa rede, que envolvem os que trabalham e estudam. Pela minha trajetória também nesta área, reconheço que escola é lugar de aprender com saúde”, frisou.

O diretor-geral do IAT, Iuri Oliveira Rubim, lembrou que cada vez mais a Educação caminha para a mediação tecnológica, inclusive na realização de um evento híbrido (presencial e on-line).

“Para o IAT, que é a casa da formação dos educadores, é muito importante este tema da saúde mental e emocional. Herdeiros desse nosso patrono, quando falamos em educação integral, nos referimos à educação que observa todos os aspectos, a integralidade das pessoas”, ressaltou.

Para a professora de Sociologia do programa de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) da SEC, Adilma de Jesus Rodrigues, esta formação é fundamental.

“É um ponto de sensibilidade, principalmente porque, muitas vezes, a gente olha a aparência, mas não sabemos o que se passa por dentro de cada um. Percebo que, cada vez mais, pessoas demonstram problemas emocionais, como frustração, tristeza, desequilíbrio e depressão, por conta de todo o contexto em que vive a sociedade.

O contato com os jovens tem me possibilitado também momentos de reflexão e percebo em alguns deles a vontade de estarem sozinhos e considero preocupante, porque somos seres gregários ”, alerta.

Investimento

Dialogar com a rede sobre o tema da saúde mental nas escolas, segundo a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, diz muito sobre os esforços que vêm sendo feitos pela SEC, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (Pasvasp), para estar cada vez mais junto, cuidando da comunidade escolar.

“Este ano tem sido extremamente importante para a Secretaria da Educação. Um ano de políticas públicas voltadas para a gestão da aprendizagem, valorização do professor, melhorias na infraestrutura e, nem por um momento, a gestão perdeu o foco no lado humano, que é a saúde mental e emocional dos seus trabalhadores”, ressaltou.

SEC

OUTRAS NOTÍCIAS