Tempo - Tutiempo.net

Uso de documentos falsos em empresa ligada ao MEC são investigados

Ação da Polícia Federal

Agentes da Polícia Federal estão nas ruas nesta terça-feira (11), em Goiás, para apurar possível acesso e uso indevido de dados de usuários e funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSER), gestora de 40 Hospitais Universitários Federais, vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Os agentes cumprem mandado de busca e apreensão, com o apoio da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás.

Conforme informações da PF, a investigação teve início em 2021, a partir de comunicação feita pela própria empresa pública, que noticiou o uso de diplomas e certificados falsos, por um indivíduo, junto a empresa terceirizada.

“Apurou-se que ele teria obtido irregularmente credenciais de nível elevado, dentro da área de Tecnologia da Informação da EBSERH, incluindo mais de 100.000 contas de usuários”.

Os investigados podem responder pelo crime de uso de documento falso.

“Contudo, eventual fim escuso dado às informações obtidas ainda está sendo averiguado, o que pode conduzir ao indiciamento por outros delitos”, informa nota da PF.

No ano passado, houve uma denúncia do próprio órgão que relatou o uso de diplomas e certificados falsos por um homem junto à empresa.

Até o momento, segundo apurado pela investigação, o suspeito teria obtido, de forma irregular, várias credenciais de “nível elevado” dentro da área de tecnologia da informação da Ebserh.

Ainda segundo a PF, ele conseguiu acesso a mais de 100 mil contas de usuários de todo país.

As denúncias são investigadas pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da superintendência da Polícia Federal em Brasília.

IG

OUTRAS NOTÍCIAS