Tempo - Tutiempo.net

Atletas femininas são destaque na etapa do projeto Verão Costa a Costa

Projeto Verão costa a costa

A participação expressiva das mulheres na etapa de Ilhéus do projeto Verão Costa a Costa surpreendeu os organizadores, que tiveram que abrir mais vagas em modalidades como o futevôlei para atender à demanda.

A etapa terminou no domingo (03/03) com as finais das principais modalidades, na arena montada na praia da Avenida Soares Lopes.

O futevôlei foi a modalidade com maior participação feminina: 32 atletas que formaram 16 duplas. “Nós tivemos que encerrar as inscrições e criamos uma lista de espera”, disse Marcelo de Almeida, chefe de arbitragem da Federação Baiana de Futevôlei.

“As mulheres querem conquistar o espaço delas em todos os lugares, inclusive no esporte”, completou.

A médica Beatriz do Amor e a pedagoga Paulinha Silva formam uma das duplas mais competitivas. Elas jogam bola desde criança e conciliam as profissões com a paixão pelo futevôlei.

“Começamos no esporte durante a pandemia e desde então jogamos juntas. É onde a gente relaxa, é um momento de lazer”, disse Beatriz. “É meu esporte favorito. Não me vejo longe do futevôlei”, acrescentou Paulinha.

Beach Soccer

Além do futevôlei e de modalidades como o vôlei de praia e baleado, esportes que já contam com expressiva participação feminina, o beach soccer também se destacou atraindo as mulheres . Oito equipes femininas disputaram a competição em Ilhéus.

Entre as atletas, Jaqueline Pereira, de 30 anos, trabalha em uma cafeteria e sempre que possível pratica o beach soccer, nas horas vagas. “É minha vida. Eu me realizo”, afirmou enquanto servia café aos clientes. A tarde, depois de cumprir o horário de trabalho, vestiu o uniforme e foi para a quadra se preparar para a competição.

A quadra de beach soccer, totalmente iluminada, é um dos legados do projeto Verão Costa a Costa para o município. “Vamos deixar essa quadra, além da quadra de futmesa, cumprindo nosso objetivo de estimular a prática esportiva”, disse o coordenador geral da União das Federações de Esporte Amador (Unisport), parceira do Governo da Bahia na realização do evento.

Crianças

Assim como as mulheres, as crianças também marcaram presença, mas em outras duas modalidades: xadrez e skate. O estudante Bernardo Nascimento começou a jogar xadrez há um ano, como atividade escolar. Já venceu um torneio na escola e saiu da competição do Costa a Costa com uma medalha. ” Eu gosto muito de desafios mentais.

O xadrez é desafiador, estimula o cérebro, ajuda a pensar pra fazer as jogas e sempre que tem uma competição eu venho participar. Estou me divertindo muito”.

Pela primeira vez o xadrez fez parte da programação do Costa a Costa. Se depender da criançada, a modalidade veio pra ficar. Amiga e colega de Bernardo na escola, Indira Paes, de 12 anos, desde que conheceu o xadrez, se apaixonou. “Eu venho aprimorando os meus conhecimentos. Gosto muito”, disse.

A criançada é destaque também na pista de skate. O baiano Anthony Ferreira, de 11 anos, foi uma das atrações da competição em Ilhéus.

Apoiado pela Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Anthony viaja o país participando de competições e em dezembro conseguiu o terceiro lugar na categoria sub-12, em Belém, no Pará.

No domingo foram disputadas as finais de várias modalidades, com destaque para o baleado, também estreando no projeto.

O Verão Costa a Costa II é uma iniciativa do Governo da Bahia sob a coordenação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) por meio da Superintendência de Desporto do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Unisport, com organização da
MCS Marketing Esportivo e apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

Setre

OUTRAS NOTÍCIAS