Ações educativas do Detran-Ba chega a mais de dez mil pessoas

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email
Ações do Detran em 2015
A

Cursos de capacitação oferecidos a agentes de trânsito, mototaxistas, taxistas e condutores de transporte de passageiros e de cargas perigosas, beneficiaram 1.650 profissionais.

Um total de 1.575 pessoas de baixa renda tiraram gratuitamente a primeira habilitação gratuita.

Essas e outras ações educativas realizadas em Salvador e no interior, este ano, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) estão incluídas balanço anual apresentando pelo órgão, na capital.

O Detran promoveu também 155 palestras sobre segurança no trânsito em instituições públicas e privadas, que tiveram 7.650 espectadores, e registrou um total de 10.875 pessoas alcançadas pelas atividades educativas em 2015.

Os resultados foram conquistados por meio da reestruturação da Escola Pública de Trânsito (Eptran), que passou por reforma nas instalações físicas, ganhou novos instrutores e ampliou o número de cursos.

Três municípios receberam unidades da escola – Camaçari, Feira de Santana e Irecê. Houve ainda a oferta de cursos itinerantes em Esplanada, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Porto Seguro, Eunápolis, Brejões, Valença, Jequié, Luís Eduardo Magalhães e Senhor do Bonfim.

A unidade móvel da Eptran percorreu dezenas de localidades, levando noções de trânsito a estudantes de escolas públicas.

Em 2015 o Detran inovou em campanhas para reduzir o número de acidentes, que foram realizadas no Carnaval, no São João e feiras agropecuárias, com destaque para a ‘Balada Consciente’.

Eventos de motociclismo e ciclismo contaram também com a atuação do órgão. Usando mensagens de conscientização, música e coreografias, as campanhas chamaram a atenção para o risco da mistura álcool e direção e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

Está em andamento a campanha de verão ‘De boa no trânsito’, lançada em Arembepe, orla de Camaçari, e que vai percorrer todo o litoral baiano. Entre as ações, estão a demonstração do funcionamento do bafômetro para coibir o desrespeito à Lei Seca, blitzes educativas e a fiscalização do uso de quadriciclos nas praias.

Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA)

OUTRAS NOTÍCIAS