Tempo - Tutiempo.net

Cerca de 500 mil pessoas percorrem 8 km na Lavagem do Senhor do Bonfim em Salvador

Marcado pelo sincretismo, cerca de 500 mil pessoas percorrem 8 km na Lavagem do Senhor do Bonfim, santo considerado padroeiro de coração dos baianos e que acontece em Salvador nesta quinta-feira (14). Antes do início da caminhada, representantes políticos e religiosos participaram de um ato ecumênico em frente a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Diversos religiosos participaram do ato ecumêninco que deu início à tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador.

O ato começou por volta das 8h, em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa e, às 8h50, os fiéis seguiram em caminhada para a Igreja do Senhor do Bonfim. Representantes das igrejas de matriz africana, católica, messiânica, espírita e hinduísmo falaram sobre tolerância religiosa e a importância de respeitar a diversidade.

“Que a gente saiba respeitar o diferente e saiba viver em uma sociedade plural. Que não só hoje, mas todos os dias a paz reine sobre todos. Que sejamos mais tolerantes”, disse Anselmo José Santos, representante do terreiro Mokambo, em Salvador.

O padre Irineu Jairo de Jesus Meneses disse que a tolerância é algo que devemos exercer diariamente. “A tolerância e a concórdia são algo possível que devem estar no nosso cotidiano. Somos todos irmãos filho de um mesmo Deus e essa festa traduz a diversidade de cultura”, falou.

“Esse é um dia em que todas as religiões celebram a paz. Vários fieis da igreja messiânica estão aqui hoje e participam da caminhada. Isso é importante principalmente em momento em que falamos muito de paz”, disse o ministro da igreja messiânica de Salvador e região metropolitana, Guilhermo de Souza Peixoto.

A programação em homenagem ao Senhor do Bonfim foi aberta no dia no dia 7 de janeiro, com o início do novenário (que é interrompido no dia a lavagem), e segue até domingo (17), quando se celebra o Senhor do Bonfim.

No domingo, a programação tem início às 4h30, com alvorada e repique dos sinos, seguido de missas às 5h, 6h e 7h30. A novidade durante a Lavagem é que os fiéis poderão passar pela “Porta da Misericórdia”, na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, para pedir perdão pelos pecados. Às 12h acontece a acolhida às baianas pelos membros da Irmandade (Devoção do Senhor do Bonfim) e entrega das vassouras para a lavagem do adro da Basílica; após o ritual da lavagem do adro, a imagem Peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal na Basílica Santuário para veneração pública até 18h; Já às 16h, Fiéis participam da Procissão dos Três Pedidos, com saída da Igreja dos Mares em direção à Colina Sagrada, onde dão três voltas em torno da Basílica, fazendo os três pedidos. A bênção do Santíssimo Sacramento e a queima de fogos de artifício finalizam as homenagens ao santo.

Cljornal com informações do G1 Bahia

OUTRAS NOTÍCIAS