Tempo - Tutiempo.net

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Salvador

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional informou nesta quinta-feira (30) que reconheceu situação de emergência nas localidades que integram as prefeituras-bairro Subúrbio, Cajazeiras, Liberdade, Cabula e Pau de Lima, na capital baiana.

O reconhecimento ocorre em decorrência dos deslizamentos de terra e desabamentos que provocaram a morte de 15 pessoas. A portaria do Ministério da Integração foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta.

O profeito de Salvador, ACM Neto, assinou decreto atestando emergência nas áreas afetadas na terça-feira (28). Nesse dia, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, sobrevoou as áreas afetadas na capital baiana, e reuniu-se com autoridades locais.

De acordo com informações do Ministério da Integração, após o reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.

Para solicitar os recursos, o município deve mandar um plano detalhado de resposta indicando qual é a necessidade para o repasse. A forma de repasse das verbas é por meio do cartão de pagamento de defesa civil, que pode ser acompanhado pelo Portal da Transparência.

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) alertou sobre a continuidade das chuvas em Salvador e em outras regiões da Bahia. A temperatura mínima, nesta quinta, na capital baiana é de 22°C e máxima de 28°C.

Segundo o instituto, a previsão é de chuva forte na tarde desta quinta-feira. O tempo chuvoso deve permanecer durante o feriado do Dia do Trabalho, na sexta-feira (1°), e também no final de semana, segundo o Inmet.

“Nós temos um alerta no nosso site porque há previsão de chuva durante todos esses dias, de hoje até domingo. Não há previsão de dias totalmente ensolarados. O solo já está muito encharcado e as situações de alertas ocorrem em caso de continuidade do tempo chuvoso, pois as chuvas podem afetar as estruturas da cidade”, explica a meteorologista do Inmet, Cláudia Valéria.

Além de Salvador, o Instituto prevê que áreas da Bahia como centro-sul, centro-norte, vale São-Franciscano, sul, nordeste e extremo oeste também podem ser afetados pelo tempo chuvoso. Ainda segundo o Inmet, as chuvas que atingem o estado podem ser seguidas com rajadas de ventos, descargas elétricas e trovoadas.

Fonte: g1.globo.com/bahia

OUTRAS NOTÍCIAS