Tempo - Tutiempo.net

Garota de 15 anos perde Bebê e morre após tomar injeção em Pronto Socorro

A jovem de 15 anos que perdeu o bebê e teve uma série de convulsões após tomar uma injeção morreu neste sábado (1), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Nicole di Silvério dos Santos estava grávida de cinco meses quando recebeu a medicação.

De acordo com informações do Hospital Irmã Dulce, onde a jovem foi internada quando apresentou complicações, Nicole faleceu durante a madrugada. O hospital informou que não tem autorização da família para divulgar o histórico do prontuário da jovem e a causa da morte ainda será declarada. O atestado de óbito deve sair somente daqui 15 dias.

O corpo da jovem foi enterrado no fim da tarde deste sábado, no cemitério municipal de Praia Grande. A mãe da jovem, Vanessa di Silvério, diz que a filha teve uma parada cardíaca. “A pressão dela estava bem baixa. Ela só respirava com aparelhos, já estava em estado grave pela medicação que ela tomou, pegou uma infecção generalizada e os anticorpos estavam baixos. Um ótimo médico veio me dar a notícia. Eles fizeram o que puderam por ela”, disse.

Vanessa afirma que as mortes da filha e da neta ocorreram após uma negligência da equipe que aplicou uma injeção na adolescente, no pronto socorro do bairro Quietude. Quando Nicole já estava internada na UTI do hospital, Vanessa conta que conseguiu o prontuário médico do PS. Segundo ela, a jovem deveria receber uma medicação diluída no soro. No entanto, a medicação foi aplicada diretamente na veia da adolescente.

“Eu perdi a minha neta e depois a minha filha. Foram duas vidas perdidas por causa de uma negligência. A medicação era para ter sido diluída e não foi diluída. Eles sabem que eles erraram. É uma dor que nem sei explicar. Do nada, hoje eu enterrei a minha filha. É revoltante. Quero que a justiça seja feita para que isso não venha a acontecer com outras pessoas, crianças, mulheres, com outro ser humano”, afirma.

Os problemas começaram no dia 20 de setembro. Nicole foi até ao Pronto Socorro localizado no bairro Quietude, local onde era realizado seu pré-natal. Em entrevista ao G1, a mãe da adolescente disse que, além de ter tomado medicação na veia, ela teria sido medicada com uma injeção intramuscular.

“Ela estava bem, foi até de bicicleta. Minha filha sofre de bronquite asmática e o médico solicitou que ela fizesse uma inalação e, em seguida, ela tomou uma medicação na veia. Foi então que ela reclamou de estar se sentindo mal, com a visão turva e, pouco tempo depois, ela começou a ter convulsões”, afirmou Vanessa.

A mãe da adolescente diz que sua filha ficou internada na unidade de saúde até o dia seguinte, quando seu quadro clínico piorou e ela foi transferida à UTI do hospital Irmã Dulce. No dia 26 de setembro, a jovem perdeu o bebê. Dias depois, a família da adolescente teve acesso ao prontuário médico que apontou um erro da equipe que aplicou a injeção em Nicole.

Em nota, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande informou que prestou todo atendimento necessário à paciente e que está dentro dos padrões estipulados pelos órgãos reguladores da saúde. A administração explica ainda que a falta de ar de Nicole devido à bronquite se acentuou rapidamente o que piorou o quadro clínico. A Sesap esclarece também que ainda que vai investigar o caso.

Mariane Rossi do G1/Santos

OUTRAS NOTÍCIAS