Tempo - Tutiempo.net

Gasolina e restaurantes ficam até 53% mais baratos no dia 25 de maio

A gasolina poderia ser 53% mais barata caso fossem retirados todos os tributos que incidem sobre o combustível.

 

O preço final do perfume que pode ser dado de presente no próximo Dia dos Namorados inclui uma carga tributária de 78,43%.

 

E na conta de luz, maior vilã da inflação deste ano, a incidência de impostos é da ordem de 48,28%. A casa própria também fica mais cara devido aos tributos aplicados aos materiais de construção, 32,80%.

 

Os números, do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, motivam a realização, em 15 estados, do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos, em 25 de maio.

 

Na Bahia, a data vai ser lembrada com promoções em diversos setores do comércio. Dois postos da Petrobahia (Candeias e Av. Suburbana) vão vender 5 mil litros de gasolina 53% mais barata no dia 24 (domingo), a partir das 8 horas.

 

No sábado, dia 23, os restaurantes Mariposa e 496 Grill também vão retirar do cardápio a fatia de preço correspondente à tributação da alimentação fora de casa, 32,31%.

 

Outras promoções que já foram fechadas pelos organizadores da mobilização na Bahia – Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE Bahia) – são os descontos de 23,85% no plano quadrimestral da Academia Alpha Fitness (contratados no dia 25) e de 26% no preço do semestre de cursos de língua estrangeira oferecidos pela Conecta vendidos no sábado, dia 23.

Fonte: Raul Monteiro

OUTRAS NOTÍCIAS