Tempo - Tutiempo.net

Governador Jerônimo se reúne com o presidente Lula e aborda temas estruturais

Jerônimo reunião em Brasília com Lula

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou, nesta sexta-feira (27), de uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com todos os 27 gestores estaduais brasileiros e alguns ministros da República.

No encontro, o representante da Bahia destacou os pontos em que mais deseja apoio do governo federal para o estado: a Ponte Salvador-Itaparica; a duplicação de rodovias federais que cruzam o território baiano; a Ferrovia Integração Oeste-Leste (Fiol); e a segurança pública.

“A retomada do diálogo entre os estados, os municípios e o governo federal. No Brasil, os governadores e os municípios estavam apartados do governo federal. A postura de Lula, muito firme.

A presença de ministros estratégicos, que apresentaram para a gente já noções de como será o plano de trabalho dos próximos quatro anos”, contou o governador da Bahia.

De acordo com Jerônimo, foi estabelecido um calendário pelo governo Lula, junto aos governadores, um calendário de reuniões para definir o plano de trabalho entre os estados e a administração federal.

Segundo ele, a maioria dos gestores estaduais pediram auxílio dos ministros em obras de infraestrutura.

“No caso específico da Bahia, nós destacamos a ponte – que liga Salvador e Itaparica ao continente, ao Litoral Sul -, algumas BRs – nós temos muitas rodovias federais que não são duplicadas e nesses últimos quatro anos houve um desgaste na situação dessas estradas -, a ferrovia que liga o Oeste ao Leste – o Oeste da Bahia, com produção inclusive de grãos, importante para a exportação – e também destacamos a questão da Segurança Pública, que é um tema que vem abalando e machucando muito o Brasil”, afirmou.

Jerônimo se mostrou satisfeito com a reunião e enumerou os temas que foram abordados com cada ministro: Rui Costa (PT), da Casa Civil; Fernando Haddad (PT), da Fazenda; Nísia Trindade, da Saúde; e Flávio Dino (PSB), da Justiça e da Segurança Pública.

“A fala do ministro Rui sobre os investimentos, uma renovação e uma readequação do que são os investimentos para os estados; a fala de Haddad sobre a política econômica, sobre a questão fiscal, que a gente estava preocupado com isso; uma fala da ministra da Saúde, sobre o processo de vacinação, de retomada das cirurgias; e uma fala do ministro Dino, sobre a questão da segurança pública, que no nosso estado nós precisamos muito”, relatou Jerônimo.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação que acompanhou o  governador.

OUTRAS NOTÍCIAS