Tempo - Tutiempo.net

Governo do Estado instala ilhas de hidratação para foliões nos circuitos de Carnaval

Hidratação durante o carnaval

Promover a hidratação dos foliões, evitando os efeitos negativos do calor extremo e da aglomeração, é o objetivo do Projeto HidratAção que será promovido pelo Governo do Estado durante o Carnaval 2024.

Trata-se de ilhas de hidratação distribuídas pelos circuitos, além da entrega volante de copinhos de água, numa ação conjunta entre Embasa, Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Procon-BA.

Serão instaladas cinco ilhas de hidratação, sendo três no circuito Barra-Ondina (Jardim Apipema, Cristo e Barra, próximo ao antigo Hospital Espanhol), uma ilha no Campo Grande e outra na Praça da Sé.

A ação será realizada das 13h às 19h na quinta (8) e sexta-feira (9); e das 11h às 17h, de sábado(10) à terça-feira (13).

Em cada ilha, o folião terá acesso gratuito a água potável, a partir de bebedouros abastecidos pela Embasa. Além disso, milhares de copos de água serão distribuídos de forma volante em pontos estratégicos dos circuitos.

“Com as altas temperaturas, é fundamental que as pessoas tenham acesso à água tratada para repor a hidratação do corpo e poder aproveitar a festa sem comprometer a saúde”, destaca o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

Nas ilhas fixas de hidratação, as equipes do projeto irão oferecer água da Embasa aos foliões em copos biodegradáveis. Já a distribuição volante vai ser feita por promotores, que entregarão copos lacrados, também com água da Embasa. Quem preferir, também pode abastecer seu próprio copo nas ilhas de hidratação.

Ainda por meio do projeto do Governo do Estado, uma cooperativa de catadores credenciada fará o recolhimento dos resíduos para reciclagem.

“O acesso facilitado à água de qualidade é um direito universal, então, ao garantir eficiência no acesso, o governo não apenas atende às demandas dos foliões, mas também reforça seu compromisso ambiental, incentivando práticas conscientes em um dos maiores eventos culturais do país”, esclarece Eduardo Sodré, secretário estadual do Meio Ambiente.

A iniciativa atende à Portaria Nº 35 publicada em novembro, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que estabelece estratégias destinadas à proteção da saúde dos consumidores em grandes eventos, em períodos de alta temperatura. A portaria foi publicada após a morte de uma fã durante o show da cantora Taylor Swift.

“O Governo da Bahia tem seguido as orientações do Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP para evitar que fatalidades como esta ocorram novamente.

Portanto, o Procon-BA integra o Projeto HidratAção e orienta empresas e organizadores de eventos quanto à necessidade de acesso amplo a água potável para a população consumidora em eventos com grandes aglomerações, bem como espaços físicos adequados para fácil atendimento emergencial e demais medidas previstas na portaria do Ministério”, esclarece Felipe Freitas, secretário da SJDH.

SJDH

OUTRAS NOTÍCIAS