A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou, em Brasília, das negociações que resultaram na oferta de crédito federal para a indústria do lazer no país.
Em 2024, a Bahia terá, inicialmente, R$ 10 milhões disponíveis, para a modernização de empresas que desenvolvem atividades turísticas.
Os recursos são do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), programa do ministério que cuida do setor, destinado a financiar capital de giro, reforma e aquisição de equipamentos para meios de hospedagem, bares e restaurantes, agências de viagens e empresas de transporte.
Com juros reduzidos, a linha de crédito para investimento fixo prevê o pagamento em até 240 meses, sendo a carência de até cinco anos; para capital de giro, o prazo chega a 78 meses para pagar, com carência máxima de dois anos.
Os recursos serão disponibilizados pela Agência de Fomento do Estado (Desenbahia).
“Trabalhamos com o Fungetur desde 2020. No período, já liberamos R$ 12,5 milhões. Essa parceria com o Governo Federal foi muito importante para auxiliar o setor no enfrentamento da pandemia.
Agora, ela será relevante para alavancar os investimentos em turismo”, disse o presidente da Desenbahia, Paulo Costa.
“O turismo baiano tem crescido acima da média nacional. Essa quadro favorável deverá estimular as empresas a ampliar seus serviços turísticos no estado, usando essas condições especiais de financiamento”, ressalta o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“É a melhor linha de crédito do mercado, com a oferta de um pacote completo e excelentes taxas de juros”, afirma o presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), Roberto Duran.
Setur