Tempo - Tutiempo.net

Montadora chinesa BYD faz anúncio oficial de investimentos de R$ 3 bilhões para produzir carros elétricos na Bahia

A BYD CHEGA NA BAHIA

A montadora chinesa BYD (Build Your Dreams) divulgou oficialmente nesta terça-feira (4) a implantação de um amplo complexo industrial em Camaçari, localizado a 50 km de Salvador, para a produção de veículos elétricos.

Segundo a Folha de S. Paulo, o investimento de cerca de R$ 3 bilhões deverá resultar na criação de aproximadamente 5 mil empregos diretos, sendo mil deles já na primeira fase de operação da fábrica, prevista para o último trimestre de 2024.

O complexo industrial será composto por três fábricas, cada uma delas dedicada a diferentes segmentos. A primeira fábrica produzirá carros elétricos e híbridos, com capacidade estimada de 150 mil unidades por ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades.

A segunda fábrica será responsável pela produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. Já a terceira indústria se concentrará no processamento de lítio e ferro fosfato, atendendo ao mercado externo através da infraestrutura portuária da Bahia.

‘Não estamos falando apenas de uma fábrica. Estamos falando de um novo modelo, de uma concepção que surge como exigência desse novo mundo, com energias renováveis’,  disse o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), de acordo com a reportagem.

A vice-presidente executiva da BYD e CEO da empresa para as Américas, Stella Li, definiu o investimento como um ‘marco para a história do Brasil’, destacando que as novas fábricas no país permitirão a introdução e aceleração da eletromobilidade, um movimento crucial para combater as mudanças climáticas.

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP).

Em 2017, inaugurou uma segunda fábrica na mesma cidade, dedicada à produção de módulos fotovoltaicos.

Para suprir a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, localizada em Manaus, voltada para a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.

Com parte da infraestrutura de fornecimento de componentes já instalada, a BYD pretende aproveitar o parque de fornecedores estabelecido na região de Camaçari para acelerar a nacionalização dos futuros lançamentos.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS