Tempo - Tutiempo.net

Políticas públicas empoderam mulheres na agricultura familiar da Bahia

Mulheres da Agricultura Familiar da Bahia

o Dia Internacional da Mulher, a Bahia celebra os avanços significativos alcançados pelas mulheres rurais, impulsionados pelo compromisso do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em proporcionar oportunidades e promover a equidade de gênero na execução de projetos e ações.

A empresa pública, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem se destacado na implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres rurais, buscando não apenas oportunidades, mas, também, o fortalecimento da presença feminina no setor.

O lançamento de editais específicos para mulheres, como o de Dinamização Produtiva de Empreendimentos Solidários Liderados por Mulheres, e outro voltado para Mulheres Indígenas, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), é um exemplo claro desse compromisso.

Cida Oliva, diretora executiva do projeto Parceiros da Mata, destaca a importância de direcionar ações para as mulheres, reconhecendo seu papel vital na agricultura familiar.

“Quase 51% da população rural é composta por mulheres. É essencial direcionar ações para as mulheres, entendendo e reconhecendo a importância desse público para a agricultura familiar.

As mulheres atuam diretamente na produção de alimento e na promoção da soberania alimentar e são mais ativas no empreendedorismo.

Já avançamos e temos ainda que avançar ainda mais e é nessa direção que a CAR segue para promover cada vez mais a inclusão socioprodutiva das mulheres no campo”, afirma Cida.

Essa prática vem se efetivando nas construções dos projetos da CAR, um exemplo recente é a inclusão da cota de 50% de mulheres, no público de beneficiários (as) dos investimentos do novo projeto da CAR, Parceiros da Mata. Beth Siqueira, assessora de Gênero, Raça, Etnia e Geração da CAR, ressalta o impacto positivo dessas políticas públicas.

“Na política pública, é importante que os projetos criem equidade de gênero, onde mulheres e homens tenham a mesma participação.

A CAR vem dando visibilidade à presença efetiva das mulheres nos empreendimentos apoiados e diversas ações vêm fortalecendo e levando as mulheres agricultoras a um processo de empoderamento individual e coletivo”, sinaliza Beth.

O projeto da CAR, Bahia Produtiva, deixou seu legado e foi fundamental para promover a inclusão produtiva e a geração de renda entre as mulheres rurais, com 47% de mulheres beneficiárias.

Já o Pró-Semiárido, que atua junto a mais de 75 mil famílias, conta com 41.992 mulheres como chefes de família. Elas contaram com iniciativas como a Caderneta Agroecológica, que capacita e permite a sistematização das atividades, possibilitando uma participação ativa dessas mulheres no desenvolvimento de suas comunidades.

A presidente da Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes), Maria Joselita Santos, conhecida como Branca, é uma das beneficiárias dos investimentos da CAR. Ela destaca a importância dessas políticas públicas e dos recursos fornecidos.

“Os incentivos do Governo do Estado, principalmente em equipamentos como seladoras, raladores, freezers, balanças digitais e fornos, têm sido essenciais para melhorar as condições de trabalho das mulheres na agricultura familiar”, afirma Branca.

O acesso a políticas públicas tem sido crucial para transformar a vida das mulheres na agricultura familiar, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades. “Isso só foi possível porque a gente conseguiu acessar as políticas públicas, que proporcionaram a essas mulheres essa transformação”, conclui Branca.

Com informações da CAR

OUTRAS NOTÍCIAS