Tempo - Tutiempo.net

População de Novo Horizonte celebra importantes entregas para o município

Governo da Bahia entrega obras no município de Novo Horizonte

A população do município de Novo Horizonte, localizado na Chapada Diamantina, está em festa. Neste sábado (27), foram realizadas, pelo Governo do Estado, as entregas da Unidade de Beneficiamento e Processamento de Alho, na comunidade Alto do Brejo, e a reforma do Mercado Municipal e Cobertura da Feira Livre, na sede do município.

As ações foram executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A Unidade de Beneficiamento e Processamento de Alho vai beneficiar 280 famílias, com agregação de valor e fomento à produção de alho para atender à demanda local e regional de mercado e, consequentemente, proporcionar a melhoria na qualidade de vida dessas famílias.

Na unidade também será beneficiada a produção de bananas, uma das principais atividades produtivas da região.

Na reforma do mercado e cobertura da feira foram aplicados recursos da ordem de R$ 1,6 milhão. O objetivo é impulsionar o comércio local e regional e a agricultura familiar do município, proporcionando mais conforto, higiene e segurança para feirantes e consumidores, além de possibilitar melhor ordenamento do espaço de comercialização dos produtos.

O projeto contou com a reforma dos boxes e a implantação de uma praça de alimentação, contemplando todas as instalações hidrossanitárias e elétricas, além da construção da cobertura de feira livre, localizada ao lado do mercado.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, falou sobre a importância de revitalizar os mercados e feiras livres considerados ‘shoppings’ da agricultura e grandes pontos de encontro nos municípios.

“Essa estratégia foi pensada pelo Governo do Estado para melhorar a vida nosso povo. E tem a unidade de beneficiamento e processamento de alho, com equipamentos para valorizar ainda mais a produção local e dar dignidade ao homem e a mulher do campo”.

Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a entrega do mercado municipal oportuniza aos empreendimentos da agricultura familiar um local adequado para a venda dos seus produtos e também para a população desses municípios terem um local agradável para a compra desses diversos produtos.

E o município passa a contar também com uma unidade de beneficiamento e processamento de alho, que prevê a movimentação de cerca de R$ 1,5 milhão por ano, ao município. Com esses investimentos, o agricultor e agricultora passam a ter voz e vez”.

Joseane Santos Alves, agricultora familiar e comerciante, comemorou a entrega desse novo espaço. “Foi maravilhoso para mim. Antes, eu tinha uma banquinha no meio da feira, que não tinha essa cobertura e vendia bolacha e avoador. Agora, estou me especializando e comecei a vender lanches, bolos e tenho vários projetos”. Joseane também entrega biscoitos para a alimentação escolar.

Já Raimundo Nascimento, que há 12 anos trabalha com peixes no mercado, destacou a importância da reforma do mercado para ele e para comerciantes e feirantes do município. “Essa reforma do mercado foi um presente, pois não tínhamos um local adequado para trabalhar e agora nós temos. Foi bom demais”.

Agregando valor à produção de alho

O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Alho, Jucimário Manoel, celebrou a entrega da agroindústria familiar, que inicialmente vai produzir pasta de alho e beneficiar o alho para a comercialização in natura mas, em breve, produzirá bananas chips, doce de banana e polpas de frutas.

“É uma alegria imensa, porque representa uma renda a mais e desenvolvimento para a nossa comunidade e toda a região”.

Outras ações

Durante a visita do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ao município de Novo Horizonte, foi autorizada a entrega de 60 barracas de feira padronizadas e foram entregues ainda um espaço educativo, praça com academia ao ar livre, sistema de iluminação em LED e Alambrado no Estádio Zequinha, e sistemas de abastecimento de água nas localidades de Mutuca, Gameleira de Baixo, Gameleira de Cima, Cabeça D’Água, Alto do Brejo e Marcelino Gomes.

Com informações da CAR

OUTRAS NOTÍCIAS