Tempo - Tutiempo.net

Rui Costa e ACM Neto se reúnem a portas fechadas e firmam parcerias

Em reunião a portas fechadas que durou cerca de 3h, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), conversaram sobre diversos pautas nesta sexta-feira (20), dentre elas, a integração dos ônibus com o metrô, a requalificação do centro da capital e o invetimento na educação infantil. O encontro na Governadoria, no Centro Administratico da Bahia (CAB), no entanto, serviu mais para estreitar agendas do que para anúncios de projetos concretos.

A expectativa era de que, após o encontro, fosse detalhado à imprensa como seria o funcionamento do processo de integração do metrô com os ônibus e a questão da tarifação, o que não ocorreu. Sobre a itegração, o governador Rui Costa disse apenas que o prazo limite para a inauguração da estação de Pirajá, a maior da capital, será em junho. Com relação à tarifa a ser cobrada, destacou que ainda faltam análises técnicas.

“Nós acertamos um calendário onde vamos conversar sobre os valores. Esse é um assunto eminentemente técnico. Tem que envolver técnicos especializados nessa conta, que vai até a segunda casa decimal da tarifa. Os técnicos vão se reunir para que a gente tenha em breve essa situação equacionada e tenhamos, portanto, a integração definitiva dos ônibus com o metrô”, afirmou.

 

Com relação à integração do metrô, Neto destacou após a reunião, classificada por ele como “muito produtiva”, que o objetivo é que a população tenham um só sistema. “É preciso que haja complementariedade, diálogo entre esses sistemas, porque quem ganha é o cidadão. Vamos, com o trabalho das equipes técnicas, chegar aos termos necessários e finais para garantir à operação comercial do metrô e para garantir que o metrô vá se comunicar com o sistema de ônibus”, destacou.

O VLT (veículo leve sobre trilhos) que vai ser implantado do Subúrbio Ferroviário até o bairro do Comércio também foi discutido durante a reunião. “Conversamos e vamos ajustar para que o estado também possa iniciar a licitação. Eu sou conhecido como ‘correria’ e ele [o prefeito] como ‘rapidez’. Então, isso será o mais rápido possível”, brincou Costa.

O governador também se comprometeu a ceder terrenos estaduais para construção de creches municipais e pré-escolas. “Foi uma iniciativa dele. O caso das construções das rceches e pré-escolas eu diria que é um dos maiores desafios na área social para nossa cidade. Isso vai permitir, vai acelerar, dos centros de educação infantil”, disse Neto.

Os governos estaduais e municipais anunciaram ainda que vão trabalhar em conjunto na área de saúde. “O secretário estadual e municipal de saúde vão trabalhar em conjunto para que a gente possa organizar melhor o serviço de saúde em Salvador, seja da atenção básica, seja o serviço especializado, como consultas e exames, e até mesmo o atendimeno de urgência e emergência. Essa parceiria vai permitir que a gente possa oferecer uma saúde de melhor qualidade”, destacou o prefeito.

Os projetos de ambas as gestões para requalificação do centro da cidade também serão unificados. “Essa obra será feita de forma conjunta. Teremos até uma placa da parceria do governo com a prefeitura no Centro, onde nós temos um projeto de pavimentação e requalificação. Como a prefeitura também já estava desenvolvendo um projeto, vamos transformar em um projeto só e trabalhar de forma conjunta”, disse Rui.

“Fizemos juras para que as coisas possam andar as mil maravilhas, atendendo o mais rapidamente possível os interesses da cidade com muito profissionalismo das duas equipes [estadual e municipal] e tornando mais rápida e mais ágil as decisões mútuas”, afirmou o governador.

Fonte: Redação/G1-Bahia

OUTRAS NOTÍCIAS