Tempo - Tutiempo.net

Rui Costa marca presença em cerimônia de posse de Alexandre de Moraes

Rui Costa na posse de Alexandre de Moraes

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) foi um dos chefes do Poder Executivo que marcaram presença, na noite da última terça-feira (16), na cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes, que passa a presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rui afirmou que o convite para que se fizesse presente partiu de um telefonema do ministro do Superior Tribunal Federal (STF).

“O ministro Alexandre me convidou pessoalmente, por telefone e estarei presente. Acho que vivemos um momento muito singular do Brasil. Saiu do regime autoritário de 1964 e promulgou sua Constituição Cidadã.

Viveu de lá para cá embates duros, eleitorais, alguns ganhavam, perdiam, mas, nunca se colocou em dúvida a democracia e o direito a voto. Nunca se questionou o sistema eleitoral brasileiro”, disse.

O gestor baiano ainda criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) que, para ele, desrespeita “todas as semanas” os ministros da STF.

“Como se ele fosse a qualquer momento sepultar as instituições. Não me lembro de um presidente que xingue todas as semanas os ministros da Suprema Corte.

Não que tenhamos que concordar com todas as decisões judiciais, até eu sou um dos que muitas vezes crítico quando ela contraria, ao meu ver, o interesse público. Isso faz parte da democracia.

Não faz parte da democracia ameaçar os ministros”, completou.

Raul Monteiro

OUTRAS NOTÍCIAS