Tempo - Tutiempo.net

Uma das metas de Jerônimo é desenvolver o turismo na Bahia

Lula, Jerônimo e Rui Costa

O candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) aposta no turismo e na cultura como vetores de crescimento econômico e geração de emprego e renda para a Bahia.

Em sabatina realizada pela Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (25), o candidato destacou as muitas potencialidades dos setores e as melhores formas para desenvolver ações públicas relativas aos temas no governo.

“A Bahia tem praia, tem chapada, tem cerrado, tem semiárido, tem praias muito bonitas de água doce, às margens do Rio São Francisco, por exemplo, e tem uma cultura ímpar, riquíssima, que desperta o interesse”, enumerou Jerônimo.

“Temos muitas possibilidades de turismo cultural, de turismo de eventos e negócios, de turismo religioso. O que o Estado e as prefeituras precisam garantir é a boa estrutura de acolhimento dos visitantes”.

De acordo com o candidato, essa infraestrutura vai além dos meios de acesso aos pontos de maior interesse.

“A gente precisa ter – e temos trabalhado muito nisso – boas estradas, bons portos e aeroportos, mas para o turismo acontecer fortemente, a gente precisa de outras estruturas que não aparecem tanto na pauta, como acesso à internet e fornecimento de água”, destacou.

“É importante que, no momento de pico de uma atividade turística, quando uma cidade está recebendo muita gente, que haja abastecimento suficiente de água, por exemplo. Já fizemos muito nesse sentido e continuaremos esse investimento”.

Jerônimo citou, como exemplo, a peregrinação de romeiros a Bom Jesus da Lapa.

“A gente não capitalizou muito o turismo religioso no Estado e temos alguns expoentes importantes, como o Bonfim, a Irmã Dulce e Bom Jesus da Lapa”, lembrou.

“Para vocês terem noção, segundo o bispo, passam 12 milhões de pessoas (por ano) por aquele santuário lindíssimo. Então, temos muito potencial”.

O candidato ressaltou também a necessidade de incentivo à qualificação profissional no setor, para que os investimentos em infraestrutura tenham amparo no atendimento ao visitante.

“Vamos sentar com as universidades para a gente ter a garantia de que os profissionais que fazem o atendimento são bem qualificados”, garantiu.

“Quando você chega em um local turístico, você quer ser bem tratado – e nem sempre você encontra esse bom atendimento”.

Na sabatina, Jerônimo também prestou solidariedade com a população de Salvador, que amanheceu sob forte chuva.

“A Cidade Baixa está alagada neste momento – aliás, toda vez que chove em Salvador acontece isso: carro não passa, pessoas não passam”, destacou.

“Rui Costa já fez muito por Salvador, mas quero me comprometer, aqui, a fazer uma agenda de investimentos para resolver o problema das enchentes em Salvador, da Cidade Baixa e de alguns outros bairros. É um compromisso meu, porque o ex-prefeito nada fez para resolver esses problemas.”

BN

OUTRAS NOTÍCIAS