Tempo - Tutiempo.net

Acontece Festival Literário em Feira de Santana o Festival Literário na sua 16ª edição Com o tema ‘Literatura e sertão’

Governador Jerônimo na Flifs em Feira de Santana

Promover um encontro entre a sociedade e o mundo da literatura. Essa é a essência do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), que traz como tema da 16ª edição “Literatura e sertão: o bicentenário da Independência da Bahia no Brasil”.

O evento, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), teve início na sexta (29) e acontece até domingo (1).

Em visita à cidade, o governador Jerônimo Rodrigues percorreu os estandes montados na Praça Padre Ovídio, e conferiu de perto a programação. Relembrando a época em que atuou como professor, destacou a importância desses festivais como propagadores da cultura, incentivando a ampliação do conhecimento.

“Temos um desafio muito grande, que é garantir a aprendizagem e a cidadania através da escola, da educação. Mas, nem sempre a escola comporta a capacidade de leitura das pessoas. É preciso oferecer outras possibilidades, como esses festivais”, ressaltou o governador.

São dois os homenageadosd ddeste ano – o cordelista Chico Pedrosa e o artista visual Juraci Dórea –, o evento conta com a presença de escritores, contadores de histórias, cordelistas, músicos, nomes da Bahia e do Brasil.

Além da venda de livros, no local ocorrem diversas atividades, como exposições, palestras, oficinas e minicursos. O público ainda pode conferir a Flifinha – voltada para as crianças, contação de histórias, apresentações musicais, teatrais e circenses, e ainda conversar com autores.

Para o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, atividades como essas contribuem para a divulgação de artistas nacionais e o incentivo literário.

“Eventos literários proporcionam um encontro entre o povo e a cultura no lugar que é da cultura por excelência: a praça pública. Traz novos públicos para o mundo da cultura, da arte e, principalmente, do livro, da leitura e da literatura”, afirmou Monteiro.

Como forma de incentivar o hábito da leitura e contribuir com a formação de novos leitores, os estudantes da rede estadual de ensino estão participando da Flifs.

Os estudantes e professores receberam vales que podem ser trocados por livros nos diversos estandes.

“A Feira do Livro é uma experiência muito legal para quem gosta de ler de comprar livros, por que tem um mundo de opções. E o vale-livro ajuda demais, não só alunos como professores”, disse a estudante Júlia Cedraz.

A entrada é gratuita.

OUTRAS NOTÍCIAS