Tempo - Tutiempo.net

CHUVAS DE VERÃO UMA PREOCUPAÇÃO DA DEFESA CIVIL DE FEIRA DE SANTANA

Foto de arquivo

A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Feira de Santana está alertando a população feirense sobre a necessidade se adotar medidas preventivas para enfrentar o período de chuvas de verão, comum entre os meses de novembro e dezembro, que devem ocorrer bastante volume de água.

O coordenador da Defesa Civil nesta cidade, Pedro Américo, observou que algumas comunidades são mais vulneráveis aos problemas provocados pelo acúmulo de água nas vias públicas. Dentre eles o bairro Brasília, trecho da avenida Maria Quitéria, onde os alagamentos persistem todos os anos, e comunidades mais próximas de lagos e córregos. Também alertou para as ameaças de desabamentos.

Uma observação importante diz respeito a ampliação da pavimentação de ruas na cidade, elas estão impermeabilizadas,  impedindo a absorção das águas das chuvas pelo solo,m o que provoca em determinados o acúmulo das águas.

Durante o evento, a professora Rosângela Leal, do serviço de meteorologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), avaliou a situação da estiagem na região e as possibilidades de chuva.

Destacou que na região existem dois picos distintos de chuva, sendo o principal durante o período de abril até agosto, e o segundo pico é referente a chuva de verão, entre os meses de novembro e dezembro, que é uma chuva de trovoada, mesmo sendo de menor frequência é, em contrapartida, de maior intensidade, causando transtornos.

Esse ano, praticamente não tivemos chuvas e nem trovoada nesse mês de novembro, dezembro pode ter uma intensidade maior.

Rosângela Leal informou ainda que durante o ano as chuvas que caem em Feira de Santana giram em torno de 850 milímetros. Entretanto, alerta que durante as chuvas de trovoada, no final de ano, o volume de água pode atingir entre 40 a 50 milímetros em apenas uma hora.

JGB/cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS